Elísio Medrado

Jornada pedagógica é realizada no Rômulo Galvão, em Elísio Medrado

É na Semana Pedagógica que se projetam as trilhas a serem construídas, para garantir que ao longo do ano letivo, cada uma das escolas do estado da Bahia .

Nos dias 03, 04, 05, 06 e 07 de Fevereiro do ano em curso, foi realizada a primeira etapa da nossa Jornada pedagógica 2020, com o objetivo promover a reflexão e o planejamento das ações na unidade escolar contemplando as diretrizes e legislações educacionais, em especial o Novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB).

A Jornada Pedagógica é um momento de reflexão sobre as ações desenvolvidas na unidade escolar, evidenciadas ao longo do ano, cuja base são os diagnósticos, as experiências e os resultados do desempenho dos alunos para um constante movimento de avaliação, planejamento e tomada de decisões quanto às práticas escolares junto à comunidade escolar.

2020 é também o Ano Anísio Teixeira em todo o Estado, uma ação proposta pela SEC em comemoração aos 120 anos de nascimento desse importante educador baiano. Por isso, a Jornada Pedagógica será pautada nos princípios da obra de Anísio Teixeira, especialmente na relação com uma educação democrática e que valorize a autonomia e o protagonismo estudantil.

É na Semana Pedagógica que se projetam as trilhas a serem construídas, para garantir que ao longo do ano letivo, cada uma das escolas do estado da Bahia, seja espaço de acolhimento, de pertencimento e da garantia dos direitos de aprendizagem, para todos (as), e para cada um(a) dos(as) estudantes baianos (as).

No decorrer da Jornada Pedagógica foi discutido a implantação do  ProEI em nossa Unidade Escolar nesse ano, que procura efetivar a integralização de diversos programas indutores da Educação em Tempo Integral e a sinergia de suas ações com vistas à melhoria da qualidade do ensino nas escolas da Rede Estadual.

Essa proposta procura garantir o direito à educação e ao aprender das crianças, dos adolescentes e dos jovens baianos, ressignificando a importância social e institucional da escola na formação plena dos cidadãos. Seu principal objetivo é contribuir para a formação do sujeito na sua integralidade e para sua emancipação humana e social.

Foram realizados vários momento de reflexão, de análise dos resultados de nossa escola, foi elaborado o nosso plano de intervenção e os docentes puderam realizar o seu planejamento para iniciar  este novo ano com entusiasmo e foco nos quatros pilares estudados.

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