Terceira edição da BAMUN acontecerá entre os dias 26 à 30 de agosto em Salvador
A terceira edição da conferência, em 2024, será a maior de sua história, contendo 16 comitês e mais de 500 delegados.
A Bahia Model United Nations (BaMUN) é a primeira simulação da ONU do Brasil pensada por e para estudantes da rede pública, culminada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, tendo como público alvo, estudantes de escolas estaduais da Bahia.
A BaMUN foi elaborada em 2021, pelos estudantes de ensino médio Dhena Pinheiro e Pedro Sampaio, apresentado para o então Secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues. Tornou-se uma política pública da Secretaria de Educação do Estado e ganhou uma segunda edição em 2022.
A BaMUN já transformou a vida de mais de 300 estudantes e ex estudantes da rede estadual, possibilitando a criação de outras MUNs também promovidas pela sec em territórios de identidade como a MeetMUN no Território do Vale do Jiquiriçá, e a ChapaMUN, no território da Chapada Diamantina, as quais foram pensadas por estudantes que participaram da primeira edição da BaMUN, sendo abraçadas pelos seus respectivos NTES. Essa iniciativa também formou os jovems baianos que participaram das maiores simulações da ONU do mundo, das universidades de Harvard e Yale. É um projeto que instiga o protagonismo juvenil e promove a democratização de espaços elitizados.
A terceira edição da conferência, em 2024, será, até então, a maior de sua história, contendo 16 comitês e mais de 500 delegados. O evento contará com a simulação de diversos órgãos como:
União Africana;
Câmara dos Deputados;
Organização Mundial da Saúde;
Conselho de segurança das Nações Unidas;
Tribunal do Júri;
Corte Internacional de Justiça e muito mais!
Cada um desses debates possui um tema importante para o cenário geopolítico, funcionando de uma maneira única e possui moderadores (mesas), responsáveis pelo andamento das discussões e desenvolvimento dos seus participantes.
A BaMUN III pretende alcançar mais de 500 estudantes da rede estadual, e visa também a diversidade dos seus futuros participantes incluindo PCDs, quilombolas, indígenas, rurais e EFAS. Sua organização é formada por estudantes, sendo eles antigos delegados das outras edições e egressos da rede estadual de ensino da Bahia, em colaboração direta com a Secretaria de Educação. Essa grande oportunidade é totalmente gratuita, e tem como seu público, todos os alunos da rede estadual de ensino da Bahia e egressos do ano de 2023 que tenham despertado interesse.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial
Redação: Secretariado BAMUN