Deputados estaduais passam a votar nas sessões pelo celular

São sistemas absolutamente seguros, pioneiros em casas legislativas do Brasil, e que garantirão agilidade na ação parlamentar”, destaca o chefe do Legislativo estadual.

Os deputados estaduais da Bahia agora passarão a votar nas sessões pelo celular, através de um sistema de certificação digital com assinatura eletrônica dos parlamentares e reconhecimento facial. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal (PP), prevê economia anual de R$ 1 milhão com papel, tinta para impressoras e manutenção desses equipamentos.

“A pandemia só fez acelerar o processo de digitalização total da ALBA, que já havíamos iniciado. Nós mesmos inauguramos o processo de certificação digital do gabinete da Presidência, assinando eletronicamente, com um único comando, mais de 200 processos digitais que, em papel, necessitariam de 200 despachos e 200 assinaturas. São sistemas absolutamente seguros, pioneiros em casas legislativas do Brasil, e que garantirão agilidade na ação parlamentar”, destaca o chefe do Legislativo estadual.

Nelson Leal ainda informou que as próximas sessões legislativas serão mistas, permitindo tanto a votação presencial como a remota. “O ‘novo normal’ será ainda um longo período de transição justamente para que tenhamos segurança contra a Covid-19. Vamos realizar o treinamento da votação eletrônica dos deputados em três turmas. As sessões voltarão a ser realizadas no plenário da ALBA, mas será permitido também o voto através da internet”, completou.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Bahia.BA / Foto: Estela Marques