DestaquesElísio MedradoPolíticaRecôncavo no Ar com transmissão ao vivo no FacebookVale do Jiquiriçá

Vereadora Liu de Hélio questiona pregão para compras de materiais de construção pela prefeitura e gera polêmica entre vereadores na câmara

“Eu fiz uma pergunta para que a compra, onde seria usado”, destacou Liu.

Na sessão da última quinta-feira (08), a vereadora Liu de Hélio (Republicanos), pediu explicações por parte do Executivo sobre uma licitação em modalidade de pregão eletrônico para compras de materiais de construção através de publicação no Diário Oficial do Município da mesma data.

“Quero saber para onde será destinado 3 mil sacos de cimentos, 66.000 (sessenta e seis mil) em varas de canos e 30 carrinhos de mão”, indagou a vereadora na sua fala durante a sessão.

A vereadora destacou que houve uma licitação na modalidade de pregão eletrônico e que as empresas vencedoras somente entregam o material após pagamento, e segundo ela essas empresas estão apta a entregar o material.

A fala da vereadora foi assunto de polêmicas após a leitura da ata nesta quinta-feira (15), e alguns vereadores comentaram o assunto, visto que houveram vereadores que não concordaram com Liu, a exemplo de Nel de Manu que falou que a vereadora faz uma grave denúncia contra a administração pública e que a presidente da casa precisa averiguar e contesta que a vereadora não tem notas para provar e que é uma situação de “cassar mandato”, pois estava acusando o prefeito dizendo que a compra já havia sido feita e situação rebatida pela vereadora onde ela rebateu afirmando que não falou que a compra foi realizada, e sim uma intenção de comprar os materiais de construção no valor de mais de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). “Eu perguntei para que ele está comprando, colocou lá no diário e está fazendo a compra e está lá pra todo mundo ver. Ele está brincando de fazer compras? Não está né?”, rebateu a vereadora Liu.

A vereadora Cleide (PSD) explicou como funciona o processo de compras através do pregão, e que o prefeito não é obrigado a comprar o que está discriminado no processo, e o que não pode é comparar a mais do que o licitado.

O vereador Genival (PSD) disse que é preciso muito cuidado nas coisas que se fala, e que a notícia das acusações já se espalhou em todo o município e pediu muita cautela da colega e que a presidente Gerolene Maia (PSD) esteja a tenta a essa situação.

E durante a fala de Genival, Liu tornou a falar que não estava acusando o prefeito de compras indevidas, e sim está querendo saber para que está destinada a compra.

A vereadora falou que é uma fiscal do município e vai questionar sempre que necessário. “E se houve pregão e porque teve a intenção. Só não oficializou a compra e estou vereadora para questionar quantas vezes for preciso”.

A presidente Gerolene pediu para que a vereadora apresentasse as notas, e que todos os vereadores foram votados para fiscalizar e todos os vereadores tem direito de questionar.

“Ela fez uma pergunta, senhora presidente, e se não houve compra como que ela vai apresentar notas”, questionou Cleide.

“Ela fez a pergunta e eu ouvi aqui”, destacou também a presidente Gerolene Maia.

Confira a publicação no Diário Oficial do município

Assista na íntegra a sessão no vídeo abaixo transmitida ao vivo para entender o caso:

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Foto: arquivo Recôncavo no Ar

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo