Política

Rui tem todo direito de dar opinião, diz Cardozo sobre posição do governador ao Lula Livre

O ex-ministro da Justiça declarou ainda que apesar do PT ter cometido dois grandes erros, a ideia de realizar uma autocrítica é irracional.

Ex-ministro da Justiça do governo Dilma, José Eduardo Cardozo saiu em defesa do governador Rui Costa (PT), nessa quinta-feira (9), ao afirmar que o petista tem todo o direito de divergir de outras vertentes do partido. A declaração foi dada durante entrevista a TV Câmara, em Salvador.

Rui recebeu diversas críticas do PT após declarar em entrevista que o movimento Lula Livre não deveria ser o centro das ações da legenda. Para Cardozo, no entanto, não existem rachas entre representantes do partido no Nordeste e do Sudeste.

“Existem divergências e essa é a beleza da política. Não é porque alguém não concordou com Rui que eu vou dizer que o partido está contra os nordestinos. Eu concordo em partes com o governador. Acho que temos que separar as coisas. O Lula Livre é central nessa divisão sim, da defesa do estado de direto, contra a manipulação de um processo eleitoral. Agora, na luta contra o fascismo eu não vou dialogar com outras formas políticas? Acho que essa hoje tem que ser a principal questão, esses dois movimentos não são incompatíveis”, declarou.

Cardozo comentou ainda a declaração do senador Jaques Wagner. O ex-governador da Bahia chegou a afirmar que o PT ‘reproduziu métodos antigos e se lambuzou’.

“Não acho que foi o PT que se lambuzou, alguns petistas caíram no jogo da política tradicional, reproduzindo vícios que jamais poderiam ter sido feitos. Nosso papel é transformador e quem transforma não repete vícios”, afirmou.

Para o ex-ministro da Justiça o partido cometeu dois grandes erros, mas a cobrança por uma autocrítica é irracional.“Se não tivéssemos dormido com o inimigo, em uma aliança com o PMDB, outro erro, não do PT, mas de algumas pessoas passaram a ter uma relação com o capital equivocada, principalmente envolvendo a troca de financiamento de campanha. Se os partidos conservadores fizerem isso eles são poupados, o PT não, ele é um partido transformador. São reflexões que o PT deve fazer, agora pegar uma chibata e bater nas costas não. Não se cobra isso dos outros partidos, veja o caso do PSDB. Isso de autocrítica é uma bobagem”.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Bahia.ba/ Foto: Reprodução/ EBC

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo