Aprovado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de autoria do dep. estadual Dal, que institui a Semana Estadual de Doação de Medula Óssea
As ações têm como objetivo orientar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea.
Foi aprovado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Nº 23.205/2019 de autoria do deputado estadual Dal, que institui a Semana Estadual de Doação de Medula Óssea. A semana de doação deverá ser realizada, anualmente, na última semana do mês de setembro. As ações têm como objetivo orientar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea.
“A doação é um ato de solidariedade e de amor ao próximo que pode salvar uma vida, além de ajudar no tratamento de quase 80 doenças. Infelizmente, existe um fator importante que torna o transplante da medula muito difícil: encontrar um doador compatível. Estima-se que as chances de compatibilidade seja de 1 doador para 100 mil pessoas.
A dificuldade em se conseguir um doador compatível justifica a importância de se cadastrar um número cada vez maior de doadores. O cadastramento das pessoas que pretendem ser doadoras é feito na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – Hemoba, anexo ao HGE, local onde será efetuado um exame de sangue que vai indicar a histocompatibilidade do doador (HLA). Os dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
Agradeço aos colegas deputados pelo apoio e aprovação ao Projeto de Lei, que faz reacender a esperança dos que estão na fila à espera de um transplante.
Aproveito e reafirmo o meu compromisso com os baianos que é de servir e buscar a cada dia melhorias em todas as áreas”, destacou Dal nas redes sociais.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo.
Foto: reprodução Instagran