Cidades do Recôncavo e ValeDestaquesElísio MedradoTV Recôncavo no Ar VídeosVale do JiquiriçáVídeos

Crescem os números de crianças e adolescentes que estão automutilando em Elísio Medrado; conselheira tutelar fala sobre o problema

Camille Tolentino falou sobre os casos de ansiedade que crescem no município e chegam ao conhecimento do orgão.

Na última sexta-feira (18), aconteceu a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente em Elísio Medrado, e o Recôncavo no Ar através do repórter Fábio Cruz entrevistou a conselheira tutelar do município, Camille Tolentino que abordou um tema que gera grande preocupação para pais, professores e sociedade em geral que é o grande aumento de crianças e adolescente automutilando no município.

Em sua grande maioria, o problema está surgindo em decorrência do aumento de casos de transtornos de ansiedade nessa faixa etária, principalmente como reflexo da pandemia da Covid-19.

Camile enfatizou que o Conselho Tutelar faz acompanhamento dessas crianças e adolescentes que vem recebendo apoio psicológico pelo município, e chamou à atenção para o apoio da família para conhecer o que está acontecendo com os filhos, e trata-se de um problema sério que precisa do sustentáculo da família.

“Muita procura, pais, escolas também sinalizam pra agente os casos de crianças e adolescentes que estão se automutilando e precisam de acompanhamento, disse Camille.

Ela ainda destacou que a procura é grande por pais, escolas em virtude desse comportamento que na maioria das vezes deixa as vítimas retraídas e com um comportamento alterado, e vem conversando com família, escola para que possa ajudar a lhe dar com esses sentimentos, tanto para a criança como o adolescente que estão em fase de desenvolvimento.

As farmácias da cidade já registram aumento considerável na venda de medicamentos que são indicados para tratar crises de ansiedade, transtorno que afeta também a população adulta

Escolas do município também tem vivenciado cada vez mais com casos de ansiedade, alunos que auto mutilam e vem oferecendo acompanhamento psicológico para tratamento.

A automutilação é definida por lesões provocadas nos próprios tecidos do corpo de forma deliberada, ou seja, propositalmente. A prática é mais comum entre jovens e adolescentes, e geralmente se manifesta na puberdade e fase adulta.

A automutilação não suicida tende a começar no início da adolescência. Ela é mais comum em pessoas com outros transtornos, principalmente o transtorno de personalidade limítrofe. leia mais , o transtorno de personalidade antissocial.

A ansiedade é caracterizada por um medo exacerbado em relação ao futuro, com uma preocupação exagerada que distorce o cenário real, alimentando diversos pensamentos negativos. A ansiedade, quando saudável, é somente uma expectativa. Quando manifestada como distúrbio, a ansiedade prejudica a qualidade de vida, alterando o sono (insônia) e o apetite (diminuição ou aumento). Com sofrimento manifestado e a impossibilidade de manter ou controlar a rotina, o comportamento ansioso pode ser definido como doença. Além do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), existem outros, como pânico, fobias e ansiedade social. O Estresse Pós-Traumático e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) também são classificados como transtornos de ansiedade.

Assista a entrevista concedida ao Recôncavo no Ar no vídeo abaixo:

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Foto: reprodução TV Recôncavo no Ar

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo