Giro de Notícias

Volta às aulas no Brasil já é realidade; Salvador deve adiar retorno para março

A vacina chegou para vários estados do Brasil e, alguns gestores contam com a vacinação para poder diminuir a taxa de transmissão do vírus.

Desde que a pandemia foi decretada no mundo inteiro, as aulas, seja em rede particular, estadual ou municipal, foram suspensas para não proliferar a contaminação do novo coronavírus. Algumas escolas optaram por seguir com o método de aula remota, outras permanecem sem aula, devido a alguns alunos não conseguirem acompanhar por conta da falta de internet em suas residências. 

Quase um ano depois, com escolas fechadas, alguns estados brasileiros começaram a se manifestar sobre o retorno dessas aulas e a reabertura das escolas, mesmo com os casos de Covid-19 ainda estarem em alta em vários lugares do Brasil, sendo alguns estando em fase vermelha, ou seja, em momento crítico de vítimas e contaminação. 

A vacina chegou para vários estados do Brasil e, alguns gestores contam com a vacinação para poder diminuir a taxa de transmissão do vírus para, assim, conseguir retomar aos poucos, os alunos para as salas de aula e evitar mais o atraso.

Confira os principais estados:

São Paulo

Em São Paulo, as aulas vão voltar no dia 1º de fevereiro, de acordo com a Secretaria Estadual da Educação. As escolas vão receber apenas 35% da sua capacidade de alunos por dia durante as duas primeiras semanas do mês. Vale lembrar que o estado ainda permanece na fase vermelha e, caso consiga sair dessa cor indo para a amarela, pode chegar a ter 70% dos alunos das instituições da educação básica até o ensino médio. Entretanto, se São Paulo chegar na fase verde, então volta tudo normal, chegando a ter 100% dos alunos em sala de aula. 
Já os cursos específicos da área médica têm o retorno presencial em todas as fases. No estado, já mais de 50.986 vítimas do novo coronavírus, com um total de 1.672,774 pessoas infectadas.

Rio de Janeiro

No estado, as aulas presenciais na rede estadual estão previstas para retornar no início de março, de acordo com a Secretaria de Educação. Serão 10% dos estudantes voltando para a escola, o que totaliza cerca de 70 mil alunos. Esses estudantes, no entanto, são os que vivem em situação de vulnerabilidade social, onde não tem internet na residência e, muitas vezes, necessitam das merendas escolares. O retorno destes alunos é para não ocasionar atraso nos estudos. No Rio – capital, a volta do ensino fundamental e educação de jovens e adultos já foi publicada no Diário Oficial do município. O restante dos estudantes vão permanecer em casa por aula remota. 28.404 pessoas perderam a vida no estado devido à Covid-19, sendo um total de 494.836 pessoas infectadas. 

Pernambuco

Assim como São Paulo, Pernambuco decretou a volta às aulas para o começo de fevereiro, no dia 3. Até esta sexta (22), os pais e alunos devem realizar a matrícula do ano letivo para as escolas da rede estadual de ensino. Em Recife, capital, a rede municipal reservou as matrículas para o último dia 20 para quem fez o pré-cadastro ainda em dezembro. No estado, já foram mais de 10 mil pessoas mortas pela Covid-19 até esta quarta (21), tendo um total de 246.584 pessoas contaminadas em Pernambuco. 

Distrito Federal

No Distrito Federal, o ano vai voltar no dia 8 de março, porém, seguindo o protocolo, vai postergar até o dia 22 de dezembro, de acordo com a Secretaria de Educação. O recesso para estas escolas públicas será entre os dias 17 de julho e 1º de agosto, porém, vai haver aulas aos sábados para repor as aulas perdidas, totalizando 11 finais de semana. Apesar do número alto de contaminação, com cerca de 267.126, o número de morte por Covid-19 é baixo, com 4.448.

Bahia

Já na Bahia, uma série de protestos pelo estado foi feita por mais pais de alunos pedindo o retorno das aulas para fevereiro. Nesta quinta-feira (21), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), comentou com o BNews que as aulas na capital baiana podem voltar no início de março, contrariando a própria fala em dezembro, onde afirmava que poderia voltar já na próxima semana, em fevereiro. 

O governo do estado informou que, além dos decretos de suspensão de shows, as aulas nas unidades da rede pública e privada, em toda Bahia, estão postergadas até o dia 30 de janeiro, próximo sábado. No estado, mais de 9.759 pessoas perderam suas vidas para a Covid-19, sendo um total de 554.306 de infectados pela Bahia. 

No dia 16 de janeiro, pais, profissionais da educação e líderes de sindicatos de transporte escolares fizeram uma manifestação em frente à secretaria de educação do estado, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, para reivindicar o retorno das aulas. Assim como na capital baiana, em outros locais houve protestos no mesmo horário, como Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Porto Velho, São Paulo e Vitória.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Bocão News/Foto: Reprodução / Pexels

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo