O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a fazer um aceno público em direção ao petista Luiz Inácio Lula da Silva, seu antigo adversário político.
Dias depois de reiterar seu apoio ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na disputa interna tucana pela candidatura ao Palácio do Planalto em 2022, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a fazer um aceno público em direção ao petista Luiz Inácio Lula da Silva, seu antigo adversário político.
Em entrevista ao Correio Braziliense, FHC afirmou que, em um eventual segundo turno entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro, que deve disputar a reeleição no ano que vem, a opção pelo chefão do PT seria “menos traumática” para o Brasil.
“No momento, eu penso que a de Lula é menos traumática para o Brasil, de forma direta. Isso não quer dizer que eu não queira uma via pelo PSDB. É claro que eu desejo, mas uma coisa é você desejar e trabalhar neste sentido, e outra coisa é analisar a realidade. Assim, por ora, entre Lula e Bolsonaro, acredito que o Lula seja melhor”, afirmou o tucano, que derrotou o petista em duas eleições presidenciais, em 1994 e 1998, ainda no primeiro turno.
Indagado sobre a possível candidatura própria do PSDB, a ser definida em prévias do partido, FHC disse que “tem que ter uma liderança que afirme um sentimento que bata no coração das pessoas”. “Eu posso, talvez, ter sido inspirador em um certo momento, apontando um caminho para o Brasil. Se depender de mim, é importante ter candidatura própria, é assim que os partidos se afirmam.”
FHC falou ainda sobre um encontro que vem sendo programado entre ele e outros dois ex-presidentes, José Sarney e Michel Temer, para discutir os rumos do país. “É possível que este encontro aconteça. Eu me dou bem com todos os ex-presidentes, inclusive com o presidente Lula. Nesta hora é importante que os vários presidentes se mobilizem, e se eles puderem significar alguma coisa, nós temos que estar juntos em defesa dos interesses do povo brasileiro.”
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Revista Oeste