Através dele, eleitores podem denunciar informações falsas, e os parceiros do TSE, membros do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), vão atuar de forma célere.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta terça-feira (6), um novo canal de combate à desinformação nas Eleições Municipais 2024. A partir desta quarta-feira (7), estará disponível para toda a população o número 1491. Através dele, eleitores podem denunciar informações falsas, e os parceiros do TSE, membros do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), vão atuar de forma célere.
“Vamos ter a velocidade necessária para dar resposta às denúncias. Os cidadãos podem ligar de qualquer lugar do país, de graça, e denunciar qualquer desinformação que julgue necessária de ser verificada”, afirmou a presidente do TSE em cerimônia de lançamento na sede da Corte, em Brasília.
O Metrópoles aponta que entre os integrantes do Ciedde estão a Polícia Federal, o Ministério Público, os TREs, entre outros que poderão apurar as denúncias, segundo Cármen Lúcia, em “velocidade recorde” para que a pessoa possa ter a resposta devida. “Vamos garantir o voto livre de todos os eleitores sem contaminação com mentiras para que ele possa fazer suas escolhas livremente”, acrescenta Cármen.
Bahia.Ba
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo