Eleições 2022Política

Seis dos 13 presidenciáveis de 2018 declararam apoio a Lula em 2022

Marina, Haddad, Alckmin, Boulos, Meirelles e Goulart Filho anunciaram voto no petista; Bolsonaro tenta a reeleição sem adesão de ex-adversários.

Seis dos 13 candidatos à Presidência da República de 2018 oficializaram apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não conta com a adesão de nenhum adversário do pleito anterior. Os demais votam em Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), não declararam apoio a nenhum candidato ou concorrem novamente neste ano.

Geraldo Alckmin (PSB), Fernando Haddad (PT), Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (União Brasil) e João Goulart Filho (PCdoB), que disputaram as eleições gerais anteriores, declararam voto em Lula.

Alckmin, atualmente, é candidato a vice-presidente na chapa de Lula. Haddad, que substituiu o ex-presidente em 2018 depois que sua candidatura foi barrada pela Justiça Eleitoral por causa da Lei da Ficha Limpa, concorre ao governo do estado de São Paulo.

Marina disputa uma vaga como deputada federal e, depois de mais de uma década de rompimento político com Lula, formalizou na segunda-feira (12) apoio ao petista.

João Goulart Filho é filiado ao PCdoB, que compõe a federação com o PT. Ele não disputa nenhum cargo em 2022 e confirmou apoio a Lula à CNN.

Guilherme Boulos (PSOL), que chegou ao segundo turno nas eleições para a Prefeitura de São Paulo em 2020 e concorre neste ano à Câmara dos Deputados, faz campanha pela candidatura do ex-presidente.

O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que atualmente é filiado ao União Brasil, confirmou voto em Lula à CNN. Seu partido lançou a candidatura da senadora Soraya Thronicke à Presidência.

Ciro concorre à Presidência pela quarta vez em 2022. O pedetista conta com o apoio de um ex-adversário em 2018: Cabo Daciolo (PDT), que tenta uma vaga no Senado Federal, pelo Rio de Janeiro.

O senador e candidato à reeleição Alvaro Dias (Podemos) compõe a coligação de Tebet no plano nacional. Em resposta à CNN, sua assessoria confirmou que ele apoiará a emedebista.

Vera Lucia (PSTU) e Eymael (DC) são outros que lançaram seus nomes em 2018 e voltam a concorrer à Presidência neste ano.

A CNN procurou João Amoedo, que foi o candidato do Novo nas eleições gerais anteriores, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro. O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo