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Trem do Subúrbio de Salvador deixará de operar em 15 de fevereiro para início de nova etapa das obras do VLT

Deslocamento na região será feito por ônibus que estão integrados ao sistema metroviário a partir de 15 de fevereiro.

O sistema de Trens do Subúrbio de Salvador deixará de operar a partir de 15 de fevereiro, para dar início a nova etapa das obras do Veículo Leve de Transporte (VLT).

Atualmente, o Trem do Subúrbio conta com 10 estações e liga o bairro da Calçada a Paripe. Para que a população continue se deslocando na região, o transporte será feito por ônibus que estão integrados ao sistema metroviário.

Segundo o governo do estado, as obras de implantação do VLT estão previstas para serem concluídas no prazo de 24 meses. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, foi feito um estudo para diminuir o impacto da mudança na rotina dos moradores da região.

“Foi feita uma avaliação e pesquisa de origem e destino dos usuários de transporte público naquela região, e sabemos como eles se deslocam. Os passageiros serão orientados sobre as linhas de ônibus que estão servindo aquela região do subúrbio e que podem ser utilizadas em substituição ao trem”.

Ainda de acordo com o secretário, os veículos estão integrados ao sistema de ônibus urbanos e metropolitanos, além do metrô. Ele explica que ao pagar uma única tarifa os usuários poderão pegar dois ônibus e o metrô.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

“Hoje o trem tem uma tarifa simbólica de R$ 0,50, que não corresponde ao deslocamento da cidade. Esses usuários poderão pagar R$ 4,20 numa tarifa integrada. Deixando claro que essa tarifa atual do trem só permite o deslocamento entre Paripe e a Calçada e, caso o passageiro necessite ir até o Comércio ou outras regiões centrais da cidade, o usuário paga mais R$ 4,20, ou seja, R$ 4,70″.

A paralisação do trem neste momento irá viabilizar que a via seja isolada, seccionada, colocados tapumes e se inicie a retirada da parte aérea de eletrificação da ferrovia. Logo após será iniciada a prova de carga da via, considerada etapa fundamental para que no futuro sejam fincadas as estacas, depois os pilares e por fim a via por onde irá circular o VLT.

De forma quase simultânea, também serão construídas as estações do VLT. Já os vagões estão sendo construídos na China e a previsão é de que o primeiro deles seja embarcado no país asiático com destino a Bahia já no mês de abril deste ano.

Linhas alternativas ao trem

Após a avalição das linhas do Sistema Integrado de Transporte Coletivo que atendem a região do Subúrbio Ferroviário com percurso coincidente, integral ou parcialmente, ao trajeto realizado pelo trem foram definidas as linhas abaixo como principais alternativas:

  • 1614 – Itaigara X Mirantes de Periperi Via Brotas;
  • 1607 – Barra X Paripe Cocisa;
  • 1550 – Vista Alegre/Alto de Coutos/Estação Pirajá;
  • 1633 – Ondina X Mirantes de Periperi;
  • 1606-01 – Base Naval Barroquinha;
  • 1606-00 – Paripe X Barroquinha;
  • 1651 – Lapa X Base Naval Via Estrada Velha;
  • 1637 – Mirantes de Periperi – Imbuí/Boca do Rio;
  • 0706-00 – Nordeste – Joanes / Lobato;
  • 1642 – Lapa X Boa v. Lobato;
  • 1615 – Lapa X Plataforma;
  • 1568 – Barra X Faz. Coutos/vista Alegre;
  • L111 – Baixa Do Fiscal / Lobato – Brasilgás.
  • 1567 – Vista Alegre – Barra
  • 1608 – Paripe X Ribeira
  • 1635 – Joanes X Lobato X Rodoviária
VLT em Salvador

A Fase 1 das obras do VLT compreendem 19,2 km, com 21 estações e vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô) estão previstas mais 5 estações.

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G1 Bahia/Foto: Divulgação / Secretaria de comunicação Social da Bahia

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