Todos os alunos da rede estadual receberão vale alimentação, garante Rui

O governador projeta iniciar o pagamento de 300 mil alunos ainda nesta semana.

Aprovado nesta terça-feira (14) pela Assembleia Legislativa, o vale alimentação estudantil será pago para todos os alunos da rede estadual de ensino, integrante ou não do Cadastro Único do governo federal. A garantia foi dada pelo governador Rui Costa na live #PapoCorreria, nesta noite. “Tem pessoas que estão no Cad-Unico e precisam e outros que não estão e precisam também”, disse.

O governador projeta iniciar o pagamento de 300 mil alunos ainda nesta semana. O dinheiro deve ser liberado em parceria com redes de supermercados, já que o recurso é para a compra de alimentação. Rui Costa conversou com os presidentes de quatro redes. Um segundo grupo, em cidades onde não há uma destes grupos supermercadistas, deve ter acesso a um cartão, a ser confeccionado pelo Banco do Brasil ou Caixa Econômica.

No terceiro grupo, o governo estadual ainda precisa levantar os dados do CPF. Hoje, estão devidamente identificados 579 mil alunos. No Papo Correria, Rui Costa pediu aos alunos que não forneceram o CPI no ato da matrícula procurem as unidades de ensino para atualizar o cadastro. As direções escolares também estão contatando as famílias.

Padrão-ouro
No programa, o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, destacou que a Bahia é um dos estados que mais realiza testagem para o coronavírus do padrão ouro, recomendado pela Organização Mundial da Saúde. “Fazemos 500 testes por milhão de habitantes, o Brasil faz uma média de 270”, ressaltou.

O gestor explicou que os equipamentos para exames foram comprados antes de a explosão da demanda dificultar a compra, mantendo o estado abastecido para os próximos meses. O secretário relatou ainda que uma nova máquina será desbloqueada no Lacen, em Salvador, e a estrutura será ampliada também no interior, em Vitória da Conquista, Guanambi e Porto Seguro.

Porém, Rui Costa e Vilas-Boas reiteraram a preocupação sobre a situação na Costa do Cacau. “O que importa não é só o número de casos, mas a velocidade do crescimento”, esclareceu o governador. Segundo o secretário, “o medo é crescer e sair do controle e pode sair do controle”. Ilheus, Uruçuca e Itabuna têm mais casos, mas a Covid-19 está presente também nas cidades de Ipiaú, Ubatã, Canavieiras, Una e Floresta Azul.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Bahia.ba

Sair da versão mobile