TCU aponta que governo não elaborou diretrizes de combate ao coronavírus

Relatório indicou possibilidade de desperdício de dinheiro público e aumento nos números de contaminados e mortos por coronavírus.

O Tribunal de Contas da União (TCU) entendeu que faltam diretrizes ao governo federal para combater o novo coronavírus. A conclusão consta no relatório aprovado nesta quarta-feira (24), elaborado pelo ministro Vital do Rêgo.

De acordo com informações do G1, o ministro apontou que auditoria do comitê de enfrentamento da crise não identificou estratégias, nem objetivos a serem perseguidos por todos os entes envolvidos. Além disso, pode ter havido desperdício de dinheiro público e aumento nos números de contaminados e mortos por coronavírus.

O ministro indicou também a ausência de quadros técnicos na área de saúde no comitê de crise criado pelo governo, já que a participação de membros do Ministério da Saúde não garante que profissionais da área participem do comitê. Vital do Rêgo lembrou que cargos-chave do ministério, de livre nomeação e exoneração, não vêm sendo ocupados por especialistas.

O país, inclusive, ainda não tem ministro da Saúde efetivo. O interino segue sendo o general Eduardo Pazuello.

O TCU recomendou que os presidentes do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica Brasileira e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde sejam incluídos como membros permanentes do Comitê de Crise da Covid-19, com direito a voz e voto. O governo não é obrigado a cumpri-la.

O tribunal determinou ainda que a Casa Civil passe a divulgar na internet, dentro de 15 dias, as atas da reuniões do comitê de crise e do Centro de Coordenação de Operações do colegiado.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Bahia.ba/ Foto: Marcos Corrêa/ PR

Sair da versão mobile