Taxa de ocupação de UTI’s em Salvador chega a 68% e fase dois da reabertura do comércio pode começar segunda-feira

De acordo com protocolo conjunto elaborado pela prefeitura e governo do estado, são necessários 14 dias de espaçamento entre as fases de retomada para ampliar flexibilização.

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI’s) exclusivos para pacientes com a Covid-19, em Salvador, chegou a 68% nesta terça-feira (4). Conforme a prefeitura da capital baiana, já são três dias em que o percentual fica dentro do patamar necessário para o início da fase dois da retomada das atividades econômicas.

Segundo o protocolo conjunto elaborado pela prefeitura e governo do Estado, são necessários 14 dias de espaçamento entre as fases de retomada para dar continuidade a flexibilização das medidas de restrição na cidade por causa da pandemia do novo coronavírus.

Além disso, para que o segundo momento da reabertura tenha início, é preciso que a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 fique em, no máximo, 70% por cinco dias, que podem ser contados, inclusive, dentro das duas semanas de intervalo entre as fases.

Nesta terça, durante o lançamento das medidas econômicas para recuperar o turismo na cidade, no Hub Salvador, no bairro do Comércio, o prefeito ACM Neto ressaltou que a segunda fase só deve ter início na segunda-feira (10), mesmo que os critérios para o seu início possam ser consolidados ainda esta semana.

A prefeitura informou que a ideia é, com isso, evitar aglomerações em restaurantes por conta do Dia dos Pais, no domingo (9).

Na fase dois da retomada, estarão liberadas a abertura, mediante protocolos geral e específico, de academias de ginásticas e similares, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes.

Os protocolos setoriais de cada uma dessas atividades serão divulgados pelo prefeito na quarta-feira (5).

A fase um da retomada das atividades econômicas em Salvador foi liberada no dia 23 de julho e começou um dia depois, após a taxa de ocupação de leitos de UTI se manter menor que 75%. Nessa primeira fase, shoppings e lojas do comércio de rua, que estavam fechados desde 21 de março, reabriram as portas depois de 4 meses.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

G1 Bahia/ Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador