SUS incorpora primeiro medicamento para tratamento da Covid-19

Áreas técnicas têm prazo de 180 dias para ofertar o baricitinibe na rede pública.

O governo federal aprovou, nesta quinta-feira (31), a incorporação do primeiro medicamento contra a Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Torna pública a decisão de incorporar, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, o baricitinibe para tratamento de pacientes adultos com Covid-19 hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva”, diz portaria assinada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, e publicada no Diário Oficial da União.

A portaria prevê ainda um prazo de 180 dias para que as áreas técnicas efetivem a oferta do baricitinibe na rede pública.

O medicamento já havia sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro de 2021 e agora passou pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo.

Bahia.ba/Foto: Divulgação / Olumiant

Sair da versão mobile