As crianças na faixa etária de 0 a 4 anos são as mais afetadas.
Nas últimas semanas, diversas unidades de saúde da Bahia, tanto na capital como no interior, enfrenta superlotação devido ao aumento de casos de doença respiratória que provoca bronquite. As crianças na faixa etária de 0 a 4 anos são as mais afetadas. Neste período, historicamente, há uma elevação das internações dos pequenos.
O Informe Baiano, conversou com mães que estiveram na emergência do Hospital Teresa de Lisiex, que pertence ao grupo Hapvida. Elas testemunharam uma situação lamentável nos corredores da unidade.
“Não tem vários medicamentos e a bombinha que coloca para respirar. Não tem nem cadeiras suficientes. O local muito sujo porque as crianças ficam vomitando. Tem gente que chega em um dia e sai no outro. Há o problema do surto, isso não é culpa da Hapvida, mas há também um cenário de imundície, de falta de cuidado. O MP e outros órgãos públicos deveriam observar de perto a situação dessa empresa, um cenário de completo caos”, relatou Marinalva Alves, na noite de quinta-feira (01/06).
O secretário de Saúde de uma cidade do interior confidenciou ao IB que aconteceu recentemente uma reunião de gestores da área e um dos problemas relatados foi a falta de pediatras.
“Para você ter ideia da gravidade do problema, o governador teria cogitado declarar estado de emergência. Um dos motivos seria que não consegue pediatra. A verdade é que, nesse momento, o governo não tem capacidade, enfrenta uma dificuldade grande em cuidar da doença. Também foi cogitado abrir um hospital de campanha”, revelou.
Ao IB, a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) disse que “até então não há indicação de abertura de um hospital de campanha”.
A Pasta informou ainda que, nos últimos 60 dias, foram abertos 21 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Dez deles são no Hospital Martagão Gesteira (HMG), em Salvador, referência no atendimento pediátrico e que atende mais de 80 mil pacientes por ano. Também em Salvador, o Instituto Couto Maia (ICOM), o maior e mais moderno hospital especializado em doenças infectocontagiosas do Brasil, recebeu outros seis leitos de UTI Pediátrica.
No Sudoeste do Estado, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) conta com mais cinco leitos de UTI Pediátrica, prontos para atender às crianças de toda a região. Antes, a UTI Pediátrica do HGVC contava com 10 leitos. Agora, ela dispõe de 15 leitos no total, sendo que 10 são reservados para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e cinco são para UTI Pediátrica geral.
Além dos leitos de UTI, a Sesab também ampliou o número de leitos clínicos no HMG. São mais 18 leitos para atender ao público infantil.
“Sabemos que no período do outono e do inverno, há um crescimento no número de atendimentos às crianças por conta do aumento da incidência das síndromes respiratórias. Essas ampliações são fundamentais para seguirmos prestando um atendimento de qualidade à população, sobretudo para o público infantil, que demanda uma atenção maior e mais eficaz”, afirma a secretária da Saúde Roberta Santana.
Nos próximos dias, a ampliação dos leitos de UTI Pediátrica alcançará mais duas unidades de saúde. Em Salvador, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) vai receber seis novos leitos e, em Vitória da Conquista, o Hospital Samur terá mais quatro.
Outras ações
Além dos leitos abertos, a Sesab determinou que a UTI Pediátrica do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, passe a receber, por tempo indeterminado e via Sistema de Regulação, somente pacientes com que apresentem sintomas de SRAGs, a fim de operar de forma mais resolutiva no atual cenário epidemiológico.
No Hospital Geral de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a emergência pediátrica da unidade ganhou um reforço no efetivo, que agora passa a contar com três médicos pediatras, e terá atendimento sob demanda espontânea.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial