Os casos foram registrados na província de Kwango, no sudoeste do país.
Uma doença misteriosa causou 143 mortes na República Democrática do Congo durante o mês de novembro. A informação foi confirmada pela autoridade local de saúde, conforme noticiado pela agência Reuters. Os casos foram registrados na província de Kwango, no sudoeste do país.
Sintomas e impacto do surto da doença misteriosa
De acordo com o vice-governador da província, Remy Sake, os pacientes apresentam sintomas semelhantes aos da gripe, como febre alta e dor de cabeça intensa. Grande parte das mortes ocorreu em residências, sem acesso a atendimento médico. As principais vítimas são mulheres e crianças.
Amostras de materiais biológicos foram coletadas para identificar as causas da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou ter sido notificada no final de novembro e está trabalhando em conjunto com o Ministério da Saúde do país para investigar o surto.
Dificuldades e aumento de casos
A situação é agravada pela dificuldade no envio de medicamentos para áreas rurais, como relatado por Cephorien Manzanza, uma liderança local. Ele destacou que o número de casos continua a crescer, aumentando o risco de mais óbitos.
Outras emergências de saúde no país
Além do surto da doença misteriosa, a República Democrática do Congo é atualmente o epicentro da Mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos). Segundo a OMS, foram registrados 39 mil casos e mil mortes no país. Em todo o continente africano, o número de casos chega a 50 mil.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.