STF afasta Adolfo Menezes da presidência da ALBA; Ivana Bastos assume interinamente

O parlamentar foi reconduzido ao cargo com 61 votos.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes, foi afastado do cargo por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A determinação atende a um mandado de segurança impetrado pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que questionou a legalidade de um segundo mandato consecutivo, considerado inconstitucional.
“Ante o exposto, reservando-me o direito a exame mais detido da controvérsia por ocasião de mérito, presentes os pressupostos de periculum in mora e fumus boni iuris, defiro parcialmente o pedido liminar para determinar o imediato afastamento de Adolfo Menezes da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, até o julgamento final da presente reclamação”, escreveu Mendes, na decisão.
Com o afastamento, a deputada Ivana Bastos assume interinamente a presidência da Casa.
O parlamento baiano aguarda agora a decisão final do STF sobre o mérito da questão para definir se Adolfo Menezes poderá ou não retornar ao cargo.
Participe na produção de pautas e matérias com sugestões e flagrantes enviando em nosso WhatsApp no 075999580723.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.