A Vigilância Epidemiológica da Bahia, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), confirmou nesta quarta-feira (25) o sexto caso de botulismo no estado.
A Vigilância Epidemiológica da Bahia, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), confirmou nesta quarta-feira (25) o sexto caso de botulismo no estado. Desses pacientes, três seguem internados, um já recebeu alta, e dois infelizmente faleceram. Apenas em 2023, dois casos da doença já haviam sido confirmados.
A infectologista Clarissa Cerqueira emitiu um alerta sobre uma possível “epidemia” de botulismo na Bahia na terça-feira (24). Os casos confirmados ocorreram em diversas cidades, incluindo Campo Formoso, Salvador, Cícero Dantas, Ribeiro do Pombal e Senhor do Bonfim. Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, explicou que a secretaria está trabalhando para identificar a origem dos casos. “Durante o processo de investigação, que incluiu visitas domiciliares, análise de prontuários e entrevistas com pacientes, foi constatado que uma fonte comum de alimento estava envolvida”, informou. A mortadela de frango foi identificada como possível vetor de quatro dos casos.
A Sesab está monitorando de perto os novos casos e emitiu um alerta para toda a rede de saúde e para o Ministério da Saúde sobre o aumento dos casos de botulismo no estado. “Embora o botulismo seja uma doença rara, é fundamental que a população procure atendimento médico para diagnóstico precoce e tenha cuidado com o consumo de alimentos industrializados”, destacou Eleuzina Falcão.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial