Segundo SESAU todas essas pessoas estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhadas.
O prefeito de Mutuípe, Rodrigo Maicon de Santana Andrade – Digão, do MDB, confirmou neste sábado (16), o primeiro caso de novo coronavírus (Covid-19) no município, enquadrado como importado do sul da Bahia, enquanto a vítima trabalhava.
A redação do Mídia Bahia apurou junto ao gestor que 18 pessoas passaram a ser monitoradas pela Secretária de Saúde – SESAU, por estarem no ciclo de contatos com o caso positivo, ainda segundo Digão, algumas pessoas apresentam sintomas e nos próximos dias farão testes rápidos “é preciso esperar o prazo de 7 dias para realização do teste rápido, para identificação de contato com o vírus”. Outra terão material coletado e encaminhado ao Laboratório Central da Bahia – LACEN.
Segundo SESAU todas essas pessoas estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhadas. No boletim epidemiológico de ontem, 105 pessoas estavam sendo monitoradas.
É importante fazer recomendações de higienização das mãos, uso de máscara ao sair de casa, evitar tocar nariz, boca e olhos, se espirrar cobrir o nariz e evitar contato com o objetos e não compartilhar objetos pessoais, pois podem estar contaminados.
O distanciamento social é necessário, bem como o isolamento dentro de casa se houver possibilidade pois dessa forma evita-se exposição do vírus bem como disseminação.
Ontem a prefeitura, depois de criticas e recomendações da população, fez mudanças nas barreiras sanitárias e fechou acessos a cidade, tendo um controle maior de quem entra e sai do município.
Mutuípe deve ser incluído na lista de município com transportes intermunicipal suspenso pelo governo do estado, a prefeitura estuda mudanças no decreto com medidas de enfreamento a doença.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Mídia Bahia