Senador pede ao STF que Bolsonaro divulgue lista do orçamento secreto
No debate da Band, Bolsonaro disse que tinha lista com beneficiários das emendas do relator.
O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) revele a lista de emendas de relator, chamadas de “orçamento secreto”, sobre a qual falou no debate presidencial da Band no domingo, 16.
No confronto, o chefe do Executivo provocou o seu adversário na disputa eleitoral, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dizendo que mais de dez deputados do PT teriam recebido verbas das emendas de relator, criticadas pela campanha petista.
“Tenho uma lista preliminar de 13 deputados do PT que receberam recursos desse tal orçamento secreto. Eu jamais daria dinheiro para essa turma toda aqui se não tivesse votado comigo, né?”, ironizou o presidente.
Em sua petição, o senador argumenta que Bolsonaro comprovou que tem acesso aos dados das emendas, mas que “vem se recusando a fornecer”. Por isso, solicitou ao STF que o presidente “entregue todos os documentos que alega possuir que são capazes de apontar os parlamentares favorecidos pelas emendas de relator”.
Na noite do domingo, o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, escreveu nas redes sociais que ele pegou a lista com o relator. “Quando tivermos, colocaremos no Portal da Transparência. O Congresso já começou a colocar alguns beneficiários no site. Vocês podem checar. Não sei se está completo”, publicou no Twitter.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo.
A Tarde/Foto: Reprodução | Youtube