Sem leitos de UTI, cidade na Chapada Diamantina tem aniversário com aglomeração e foguetório

Festa teria sido patrocinada por pré-candidatos de grupo político do prefeito Eder Jakes (PP), que é médico; ele nega

Moradores de uma cidade localizada na região da Chapada Diamantina promoveram uma festa de aniversário regada a cerveja, paredões de som e até queima de fogos. O episódio ocorreu na noite de sábado (25), no distrito de Caraguataí, distrito de Jussiape, município que não dispõe de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender pacientes com Covid-19.

O evento, que reuniu cerca de 300 participantes, teria sido patrocinado por pré-candidatos do grupo político do prefeito Eder Jakes Souza Aguiar (PP), que é médico. O gestor nega.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra dezenas de pessoas aglomeradas em torno da praça principal do distrito. É possível ver grupos em pé, em mesas de bar e nas portas das casas. Na filmagem, nenhuma delas usa máscara de proteção, aparato que reduz o risco de transmissão do novo coronavírus, conforme as autoridades de saúde.

Com pouco mais de 8 mil habitantes, Jussiape tem até o momento 43 casos da doença em monitoramento e duas pessoas recuperadas.

Prefeito diz que desconhecia festa 

Em um comunicado, o prefeito Eder Jakes Souza Aguiar (PP) afirma que não sabia da realização do evento e disse que, como gestor público, não colocaria a população em risco. “Sei das minhas responsabilidades como gestor e, principalmente, como médico”, afirmou Aguiar.

“É inadmissível que eventos em meio à pandemia”, acrescentou.

De acordo com o prefeito, após ser informada sobre a festa por meio de uma denúncia anônima, a Polícia Militar agiu de forma imediata para dispersar a população. A ação teve apoio da Vigilância Epidemiológica do município.

Segundo Aguiar, as equipes orientaram os proprietários dos bares a fecharem seus estabelecimentos.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Bahia.ba

Sair da versão mobile