Secretaria infraestrutura de Brejões realiza limpeza em combate ao mosquito da dengue
![](https://reconcavonoar.com.br/wp-content/uploads/2020/04/delegacia-brejoes.jpg)
As orientações são limpar locais que possam ter foco do mosquito.
![](https://sh-pro110.teste.website/~reconc74/wp-content/uploads/2020/03/Banner-TotalMix-Delivery-200.jpg)
A equipe da Secretaria infraestrutura de Brejões realizou uma limpeza da área externa na manhã desta quinta-feira (23), uma ação da polícia civil juntamente com a prefeitura de Brejões no combate ao mosquito da dengue.
As orientações são: limpar locais que possam ter foco do mosquito, observar ralos, calhas, caixas d’água, pneus, garrafas e suas tampas, latas, potes, pratos de vasos de plantas e demais objetos pequenos que acumulem água e o mosquito tenha capacidade de colocar ovos e se tornar um criadouro.
O mosquito é pequeno e silencioso, se reproduz espalhando ovos em locais onde tem água parada. Seus ovos são resistentes, nascem em uma semana e vivem até trinta dias. Atacam no início da manhã ou no fim da tarde.
No Município de Brejões foram 30 notificações neste primeiro quadrimestre com 9 casos confirmados. Já para Chikungunya foram 5 casos notificados e 4 confirmados. O Zika vírus não registrou nenhuma confirmação até o momento.
Segundo o coordenador de Doenças de Transmissão Vetorial da Bahia (CDTV), Gabriel Muricy, cerca de 78% dos municípios baianos registraram aumento nos casos de Dengue e Chikungunya com relação ao mesmo período do ano passado.A dengue é uma doença muito grave podendo causar a morte.
Os Agentes de Combate às Endemias de Brejões tem atuado no município realizando visitas e orientando a população para colaborar em combater a proliferação dos criadouros nas próprias residências.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Reportagem: Jair Medrado