De acordo com Laryssa Dias, prefeitura criou comitê de enfrentamento ao coronavírus e mudou forma de vacinação contra gripe. Duas medidas foram tomadas por causa do Covid-19.
A secretária de saúde de Ipiaú, cidade que fica no sul da Bahia, Laryssa Dias, disse, nesta sexta-feira (10), que todos os 11 pacientes diagnosticados com coronavírus no município são profissionais de saúde.
“Se tratam, todos os casos de profissionais de saúde, profissionais que trabalham no Hospital Geral do Município. Informo para vocês que todas as medidas vêm sendo tomadas, não a partir de hoje, mas desde o início de fevereiro, quando começaram os primeiros casos aqui no país, nós já iniciamos todas as precauções”, contou a secretária.
Até esta sexta, a prefeitura de Ipiaú registrou 41 pacientes com suspeita de Covid-19, 11 confirmados, 12 descartados e 18 em observação. Entretanto, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 12 casos na cidade. O G1 entrou em contato com o órgão estadual para saber sobre a diferença nos números e aguarda o posicionamento.
De acordo com Laryssa Dias, a prefeitura criou um comitê de enfrentamento ao coronavírus e mudou a forma de vacinação contra a gripe. As duas medidas foram tomadas por causa do Covid-19.
“Foi criado o comitê de enfrentamento ao coronavírus. Fizemos um plano de ação onde viemos a todo esse tempo colocando em prática todas as ações de treinamento para a equipe, de distribuição de equipamento de proteção individual”, explicou Laryssa Dias.
Secretaria de Ipiaú diz que todos os pacientes com coronavírus da cidade são profissionais de saúde — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
“Nossa campanha de vacinação foi inédita, foi diferente, vacinamos todos os nossos idosos em casa, em domicílio. A prefeitura vem, juntamente com o governo estadual, lutando para abertura da UPA”.
A secretária de saúde disse tambémque a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vai ser usada para fazer triagem de pacientes sintomáticos. Caso seja necessário, eles serão encaminhados para hospitais em Salvador.
“A UPA será o centro de triagem para pacientes sintomáticos, respiratórios. Esses pacientes com sinais de febre, tosse, coriza, serão triados na UPA e serão encaminhados, quando necessário, para unidades de saúde mais avançadas na capital”, disse.
“Estamos colocando nossa vigilância sanitária, juntamente com o apoio da Polícia Militar, nos quatro cantos do município de Ipiaú, estamos vigiando a entrada da cidade, estamos atendendo denúncias da população e investigando todos os casos”.
Na quinta-feira (9), o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, alertou, que os casos de coronavírus têm aumentado bastante entre as cidades de Ipiaú e Ilhéus, no sul da Bahia, que estão passando por um surto da doença.
“Eu chamo atenção especialmente agora para a população que mora ali entre Ipiaú indo até Ilhéus, passando por Ubatã, Ubaitaba, Uruçuca. É uma região que nesse momento, quinta-feira santa, está enfrentando um surto com aumento exponencial de casos. É preciso que as pessoas fiquem em casa, não abram o comércio, não vão para a feira e, se tiverem que sair de casa, utilizem máscara, lavem as mãos e procurem preservar-se para que nós possamos derrubar esse surto que está acelerando no sul da Bahia”, disse o secretário.
Até a tarde desta sexta, a Sesab divulgou o boletim com mais 600 pessoas infectadas pela doença. A cidade de Ilhéus tem 25 casos registrados, com uma morte, Ipiaú com 12 e uma morte, Uruçuca com 8 e uma morte, e Ubatã com 4 casos.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
G1 Bahia/ Foto: Reprodução/TV Santa Cruz