O infectado é um homem de 29 anos morador de Vinhedo, interior paulista.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou o 2º caso de varíola dos macacos no Brasil neste sábado (11.jun.2022). O infectado é um homem de 29 anos morador de Vinhedo, interior paulista.
Há ainda 9 suspeitas no Brasil em 7 Estados, incluindo outro caso em investigação em São Paulo. O mundo O morador de Vinhedo está em isolamento em sua casa. Ele viajou recentemente para Portugal e Espanha –países com mais de 200 infectados. Os sintomas da varíola dos macacos –inclusive as lesões na pele, características da doença– apareceram quando ele ainda estava na Europa.
O exame foi realizado por um laboratório espanhol. O resultado foi divulgado só depois do desembarque dele no Brasil. Ele chegou ao país natal em 8 de junho. A vigilância epidemiológica de Vinhedo está monitorando o caso e as pessoas com que ele teve contato.
A Secretaria da Saúde do Estado afirmou que o caso “é considerado importado” por causa do histórico de viagem. Ainda não foi confirmada transmissão comunitária do vírus no Brasil –ou seja, quando a doença é passada de uma pessoa no Brasil para outra. Os 2 casos brasileiros são de viajantes que estiveram no exterior.
O governo paulista orientou os seguintes procedimentos para prevenção:
- evitar contato próximo ou íntimo com o doente até as feridas cicatrizarem;
- evitar contato com qualquer material usado pelo doente, como roupas de cama;
- higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel.
enfrenta desde maio o maior surto do vírus fora da África. Já são mais de 1.000 infectados em outros continentes.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo
Poder360