Cidades do Recôncavo e ValeRecôncavo

Santa Casa de Cachoeira envia carta ao Governador solicitando equipamentos para os 10 leitos de UTI que já estão prontos

A unidade já tem 10 leitos prontos, só faltando os materiais. 

A Santa Casa de Misericórdia da Cachoeira, através do provedor Luiz Araújo (Lú Cachoeira), enviou uma carta ao Governador Rui Costa, no último dia 03/03, solicitando agilidade no envio de equipamentos para o funcionamento pleno da UTI do Hospital São João de Deus, que já tem 10 leitos prontos, só faltando os materiais.

Leia:

“Cachoeira, 03 de março de 2021.

Ao

Exmº Sr. Rui Costa

MD Governador do Estado da Bahia,

Excelentíssimo Senhor,

Compartilhamos solidariedade com V. Exª, diante do gravíssimo e trágico cenário que se encontra nosso estado, evidenciado pelo colapso na oferta de atendimento intensivo nas redes hospitalares pública e privada.

Compomos o Núcleo Leste de Saúde/CIR- Cruz das Almas (Cabaceira do Paraguassu, Cachoeira, Cruz das Almas, Conceição da Feira, Governador Mangabeira, Maragojipe, Muritiba, Sapeassu e São Félix), que engloba uma população de aproximadamente 300.000 habitantes, a qual deveria ter à disposição, em condições normais, 30 leitos de UTI, entretanto, só dispõe de apenas 10 leitos no Hospital da Santa Casa de São Félix.

Neste exato momento o Hospital São João de Deus da Santa Casa de Cachoeira, mesmo sem ter recebido recursos específicos para implantar uma Unidade de Terapia Intensiva, através da sua Mesa Provedora, racionalizou suas receitas de custeios, e criou as condições para investir na REQUALIFICAÇÃO física, implantando um PA específico para atendimentos dos pacientes com suspeita e contaminados pelo COVID-19, criou também uma Unidade de Terapia Intensiva com 10 leitos, dependendo para funcionamento, somente, dos equipamentos já sinalizados pelo Secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas, em audiência, na qual esteve presente a Deputada Estadual Fabíola Mansur. Salientamos, neste sentido, o empenho do Deputado Federal Jorge Solla, que pertence ao quadro de irmão associado dessa Santa Casa de Misericórdia.

Informamos que a CIR e CIB aprovaram a implantação de 10 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar na unidade hospitalar São João de Deus da SCMC, porém, o espaço requalificado agregou uma sala de tomografia computadorizada, distribuição de ar condicionado central e estação de produção e rede de distribuição de oxigênio e gases medicinais.

Estamos aguardando a COELBA aprovar o projeto de reforço da carga de energia elétrica para funcionamento dos aparelhos e equipamentos já instalados.

Portanto, as condições ideais para o funcionamento de 10 leitos de UTI para atendimento dos pacientes de COVID 19 encontra-se praticamente implementadas, o que possibilitará a V. Exª a oferta de mais leitos 10 de UTI nesse ambiente de guerra sanitária.

O quase tri centenário Hospital São João de Deus da Santa Casa de Cachoeira associa-se ao destacado esforço do Governo do Estado da Bahia, inclusive, através da Secretaria Estadual de Saúde/SESAB, no enfretamento do gravíssimo momento de PANDEMIA.

Diante disso e da urgência que o quadro de saúde estadual requer, reforçamos /reiteramos o pedido da cessão de equipamentos para equipar os 10 leitos de UTI e encaminhamentos para habilitação da mesma.

Antecipadamente, agradecemos a Vossa Excelência o atendimento ao pleito demandado.

Cordialmente,

Luiz Antônio Costa Araújo

Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira.”

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Diário da Notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo