Sandro Régis é oficializado novo líder da oposição na AL-BA
O deputado estadual Sandro Régis (DEM) foi oficializado, ontem, o novo líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia
O deputado estadual Sandro Régis (DEM) foi oficializado, ontem, o novo líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) durante uma reunião da bancada da minoria. Régis substitui Targino Machado (DEM) na função. “Agradeço a confiança da bancada e do líder Targino, que passa liderar o Democratas, porque tem compromisso agora em Feira de Santana com sua pré-candidatura a prefeito. Vamos dar continuidade ao nosso trabalho, apontando os erros do governo e sempre buscando o consenso da bancada em tudo que for votado no plenário”, afirmou.
Régis já liderou a bancada de oposição na legislatura passada. “Não vamos fazer oposição pela oposição. Faremos oposição com responsabilidade e argumento, como é nossa tradição, como foi com o líder Targino e com os líderes anteriores. O que for bom para a Bahia, daremos apoio, mas o que não for, terá nossa posição contrária”, pontuou. “Vamos, também, pautar os debates em torno dos problemas que afetam o povo da Bahia, especialmente aqueles relacionados aos serviços essenciais, como saúde, educação e segurança. Não só com crítica, mas também apontando soluções para melhorar a vida das pessoas”, emendou.
Nos bastidores, o comentário é de que Régis foi conduzido ao cargo por consenso do grupo por três razões. A primeira é porque Targino pretende disputar a prefeitura de Feira de Santana. Targino tem dito que há um clamor da sociedade feirense pela sua candidatura. A grande dúvida é se o DEM vai lançar postulante mesmo o atual prefeito Colbert Martins (MDB) desejando ter o apoio dos democratas. O emedebista assumiu o Executivo em 2018 após o então titular José Ronaldo (DEM) renunciar para brigar pelo governo da Bahia.
“Eu e José Ronaldo estamos juntos, estamos trabalhando juntos. Vamos ganhar a eleição juntos. Nós construímos uma equipe muito forte. Temos um grupo muito forte e a unidade é que vai nos levar para a vitória. Não tenho dúvidas que estaremos juntos, porque para Feira de Santana é o mais importante”, disse Colbert Martins, em vídeo divulgado no Youtube. Em conversa reservada, um integrante da cúpula do DEM disse que uma pesquisa divulgada, em agosto do ano passado, “não foi boa para Colbert” e “abre espaço para a procura de nomes alternativos”. A avaliação é de que, caso o prefeito feirense não decole, será preciso ter opções. Além de Colbert e Targino, a deputada federal Dayane Pimentel (PSL), que integra o grupo liderado pelo prefeito ACM Neto (DEM), também almeja ser candidata ao Executivo da Princesinha do Sertão.
A segunda razão para Targino deixar a liderança é a crítica da bancada à condução do deputado. Os liderados avaliaram que o atual líder usou o cargo em benefício do próprio mandato e não em pró-grupo. O entendimento é de que Targino teve uma postura “personalista” no posto. O terceiro motivo é que havia um acordo prévio de rodízio na liderança. E já estaria prevista a permanência do deputado no cargo por apenas um ano.
Já o deputado estadual Targino Machado assumiu, ontem, a liderança do DEM na Casa, posto que era ocupado por Régis. “Passo o bastão para me dedicar à pré-candidatura a prefeito, ouvindo o povo e as lideranças políticas”, afirmou. “Vou, também, me dedicar à liderança do nosso Democratas na Casa, dando continuidade do processo de fortalecimento do partido no Legislativo e na sociedade, apresentando nossas pautas e buscando sempre o diálogo com o povo da Bahia”, emendou.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Trbn/ Foto: Reprodução