Salvador receberá 100 novos ônibus elétricos com financiamento do Banco Mundial
Iniciativa visa modernizar o transporte público da capital baiana com um investimento de US$ 94 milhões.
Salvador passará a contar com até 100 novos ônibus elétricos, além de novos terminais de recarga, graças a um financiamento de US$ 94 milhões aprovado pelo Banco Mundial.
Esta iniciativa visa modernizar o sistema de transporte público da cidade. Representantes do Banco Mundial e da Secretaria de Mobilidade (Semob) se reunirão esta semana para discutir o desenvolvimento do projeto de eletrificação da frota de ônibus da capital baiana.
Este é o primeiro de uma série de encontros após a aprovação do financiamento pela Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) do governo federal.
Espera-se que o contrato para a liberação do recurso seja assinado em seis a oito meses. Com este investimento, a cidade receberá veículos que utilizam energia limpa para melhorar o sistema BRT Salvador.
Além disso, será construído um segundo eletroterminal no Vale dos Barris, com o projeto em fase final de elaboração, e um terceiro terminal em local a ser definido. A primeira estrutura desse tipo foi construída ao lado da Estação Rodoviária.
O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, destacou a prioridade de melhorar o sistema de transporte público coletivo da cidade.
Ele mencionou que a renovação da frota foi prejudicada pela pandemia, mas desde 2021 a cidade tem mantido o compromisso de modernizar o transporte público.
Atualmente, Salvador é a terceira cidade brasileira com o maior número de veículos elétricos em circulação, somando oito ônibus nas linhas do BRT.
Com a aquisição dos novos ônibus, o objetivo é tornar Salvador a segunda cidade com mais veículos elétricos, atrás apenas de São Paulo.
Inicialmente, o foco será nos ônibus elétricos para o BRT, onde o projeto piloto foi implementado para aprender sobre essa nova tecnologia.
Muller mencionou que a eficiência energética é maior devido à condição segregada da via, mas acredita que essa tendência de eletrificação se expandirá para o sistema convencional de transporte.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo