Uma das cidades mais buscadas pelos soteropolitanos, tanto por ser considerada a cidade do São João, quanto por ter as maiores atrações, Amargosa ainda não liberou informações completas sobre a festa.
Foram exatos dois anos longe de um bom arrasta pé. O frio do inverno dos baianos e turistas, ficou ainda mais sombrio. O tradicional quentão que esquentava os casais apaixonados esfriou e perdeu o gosto. A fogueira, que também ajudava a aquecer quem se reunia com familiares e amigos, se apagou e deixou um ‘Q’ de saudade. O São João teve de ser cancelado em todo o Brasil para dar ênfase aos hospitais de campanha para tratamento da Covid-19 que, por sinal, ficaram lotados de vaqueiros, donos de barracas do beijo, além das rainhas do milho.
Por volta de maio, início de junho de 2020, os amantes do São João começaram a sentir a sensação de trsiteza de ter uma das maiores festas do Nordeste sendo cancelada após o aumento considerável do coronavírus no país. Cerca de dez cidades, na época, decretaram o cancelamento em virtude da quantidade de mortos e infectados. Pouco depois, o governador do estado, Rui Costa, cancelou completamente o festejo junino.
E assim permaneceu em 2021. Nem os apaixonados pelas festas privadas que ocorrem todos os anos nos interiores da Bahia pegaram a estrada rumo ao prazer das folgas de Junho. No quesito política, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), informou que o estado deixou de arrecadar R$ 79 milhões de ICMS.
Entretanto, com a chegada da vacina e a imunização em massa, mesmo com a demora do Governo Federal em comprar as doses e distribuir aos estados, várias festas foram sendo liberadas gradativamente. Em um certo momento, a quantidade de pessoas nos eventos foi oscilando. Às vezes 3 mil, logo depois caia para 1,5 mil. Novamente subia para o dobro e, a partir do último decreto do governador, todo mundo agora pode apreciar as festas sem limite de público.
Visto isso, a reportagem do BNews procurou algumas prefeituras para saber o posicionamento em relação aos festejos juninos, já que o gestor estadual deu carta branca para a quantidade de público nas festas, após os números da Covid-19 terem diminuído rapidamente depois do cancelamento do Carnaval de Salvador, quando ainda estava com uma porcentagem relativamente alta. Confira abaixo a lista de cidades e seus posicionamentos:
Esperando o aval do governador Rui Costa:
Uma das cidades mais buscadas pelos soteropolitanos, tanto por ser considerada a cidade do São João, quanto por ter as maiores atrações, Amargosa ainda não liberou informações completas sobre a festa. Através da assessoria do município, o prefeito Júlio Pinheiro (PT) espera o posicionamento das autoridades acima para a confirmação.
“Seguimos com o planejamento do evento para realizarmos a melhor festa junina do Brasil, mas estamos aguardando definições sanitárias para confirmar ou não a realização do festejo”.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo.
Trecho retirado do Site BNews