A capital e outras regiões de saúde do estado que atingirem a marca de 75% de ocupação dos leitos de UTI por cinco dias consecutivos poderão aderir à flexibilização.
Após a Prefeitura de Salvador autorizar a reabertura de teatros e cinemas, o governo da Bahia referendou a decisão com a autorização para o funcionamento de espaços culturais. A capital e outras regiões de saúde do estado que atingirem a marca de 75% de ocupação dos leitos de UTI por cinco dias consecutivos poderão aderir à flexibilização.
A medida foi anunciada na noite desta terça-feira (11) pela Secretaria de Comunicação do governo e publicada no Diário Oficial desta quarta (12). Essas restrições foram impostas em fevereiro, quando os indicadores da pandemia da Covid-19 atingiram patamar crítico, com UTIs lotadas e aumento do número de mortes. Mas, no último mês, os gestores têm afrouxado as regras.
Já em vigor, o decreto ressalta que os estabelecimentos culturais podem servir para a prática de atividades artísticas, sem a presença de público, e transmissão ao vivo ou gravação para posterior exibição.
Além disso, o decreto prorroga o toque de recolher na região Oeste. Nos municípios em questão, a restrição de circulação é válida das 20h às 05h até o dia 26 de maio. A venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento, inclusive por sistema de entrega em domicílio, está vedada até a mesma data.
MUNICÍPIOS AFETADOS
Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Bahia Notícias/Foto: Divulgação/ Sesc