
Lula não considera o pleito de 2026 uma prioridade, pelo menos por enquanto
Na sexta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levantou pela primeira vez questionamentos sobre sua candidatura à reeleição. Ele apontou a idade e sua condição de saúde como fatores que poderiam levá-lo a desistir de se candidatar nas eleições de 2026. De acordo com o portal Uol, Lula não considera o pleito de 2026 uma prioridade, pelo menos por enquanto.
“Eu tenho 79 anos, eu comigo mesmo tenho que ter consciência, não posso mentir para ninguém e muito menos para mim, sabe? Se eu tiver com 100%, se eu tiver com a energia de saúde que eu tenho hoje [vou me candidatar]”, disse em entrevista a rádio Clube do Pará.
“Se eu me sentir bem e acreditar que posso me candidatar… porém, isso não é minha principal preocupação no momento. Meu foco é governar em 2025”, ele acrescentou. Na reunião inicial do gabinete de 2025, Lula comentou que “o ano de 2026 já iniciou”.
“2026 já começou. Se não por nós, […] pelos adversários, a eleição do ano que vem já começou. Só ver o que vocês assistem na internet para ver que já estão em campanha. A antecipação de campanha para nós é trabalhar, trabalhar, trabalhar e entregar o que o povo precisa”, afirmou na ocasião.
Membros do governo e seus apoiadores têm apoiado a ideia de Lula buscar um novo mandato. Contudo, o presidente atualmente lida com a mais baixa taxa de aceitação de sua administração e enfrenta desafios na negociação com o Congresso Nacional.
Mídia Bahia
Participe na produção de pautas e matérias com sugestões e flagrantes enviando em nosso WhatsApp no 075999580723.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.