AmargosaCidades do Recôncavo e ValeMutuípeVale do Jiquiriçá

Projeto busca desenvolvimento de produção cacaueira no Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá

Ao todo, participam 4 grupos integrados por 25 produtores nos municípios de Valença, Amargosa, Mutuípe e Gandu.

Iniciativa do Sebrae, o projeto “Escola do Cacau: gestão e produtividade” é realizado ao longo de oito meses com um ciclo de seminários que busca contribuir com o aumento de renda para pequenos produtores de cacau no Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul Baiano. Os participantes puderam trocar conhecimentos sobre tecnologias, gestão da propriedade e técnicas de manejo da lavoura cacaueira para alta produtividade.

Ao todo, participam 4 grupos integrados por 25 produtores nos municípios de Valença, Amargosa, Mutuípe e Gandu. Todos os participantes têm acesso a um especialista para tirar dúvidas e dialogar sobre os assuntos referentes à cacauicultura.

Para o analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Luanildo Silva, “o programa tem mostrado para o pequeno produtor os caminhos para se alcançar alta produtividade. E aumento de produtividade de forma consciente significa menos custos, mais receita e dinheiro no bolso do produtor”, destaca. Ainda, segundo Silva, o potencial da região não tem sido aproveitado em sua totalidade em decorrência dos desafios enfrentados pelos produtores, o que reflete na baixa produtividade das lavouras, de 2,5 a 18 arrobas por hectare quando se pode chegar entre 100 e 500 arrobas por hectare.

Natural de Salvador, Eriosvaldo Sousa se mudou para Valença, no Baixo Sul da Bahia, onde mora na região do Orobó, e já vê resultados após sua participação na Escola do Cacau. “Venho lidando com cacau há cerca de 9 anos e, sem dúvida alguma, o programa do Sebrae me ajudou a romper barreiras na produção do fruto. Além disso, passei a enxergar o cacau com outros olhos. Foi por meio da Escola do Cacau e seguindo as orientações a mim passadas que visualizo melhores resultados como, por exemplo, o aumento na lavoura”, destacou.

Escola do Cacau

Abordando todo o processo produtivo desde a escolha da área, das variedades, passando pela colheita e gestão da propriedade, o programa trata temas como: cadastro, inventário e escolha do projeto, implantação da lavoura de cacau (do preparo da terra ao plantio das mudas); herbicida na lavoura cacaueira; técnicas de poda de formação do cacaueiro e técnicas de desbrota e poda de manutenção do cacaueiro; técnicas de polinização do cacaueiro; adequação de sombreamento e fertilização de cacaueiros; técnicas de combate a pragas do cacaueiro; técnicas de controle de doenças e indução de resistência do cacaueiro; beneficiamento da produção do cacau; e gestão agrícola da lavoura cacaueira.

Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial

Facebook e Instagram

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo