Produtor musical é vítima de golpe do WhatsApp em S. A. de Jesus
O golpe foi noticiado desde meados de outubro e já atingiu inúmeros brasileiros.
Está em circulação um novo golpe no WhatsApp que utiliza informações para clonar a conta do usuário e se passar por ele, pedindo dinheiro para amigos e família. O golpe foi noticiado desde meados de outubro e já atingiu inúmeros brasileiros.
Em Santo Antônio de Jesus, mais uma pessoa caiu no famoso “golpe do Whatsapp”. Desta vez a vítima foi um produtor musical.
Ele relatou a Clube FM, que golpistas invadiram a sua conta de WhatsApp e mandaram mensagens para vários contatos pedindo que fizesse transferência, “os caras estão pedindo dinheiro a todo mundo”, disse. Não é a primeira vez que esse fato ocorre em nossa cidade, o roubo de informações das redes sociais para pedir dinheiro as vítimas.
No mês de fevereiro uma cantora teve seu número de telefone clonado, sem contar as várias outras pessoas que já passaram pelo mesmo constrangimento.
Caiu em golpe no WhatsApp? Especialista ensina recuperar a conta
Os criminosos se passam pelas vítimas e entram em contato com amigos e familiares para pedir dinheiro.
“O hacker chama as pessoas que parecem ser amigos, conhecidos ou familiares mais próximos e se passa pela pessoa para pedir dinheiro usando uma escrita correta e poucas palavras, que sejam neutras o suficiente para não levantar suspeitas”, detalhou Abreu.
Para se proteger, o especialista explica que é necessário sempre ficar atento com o discurso da pessoa, percebendo se ele é similar com a linguagem do real dono da conta. “Eu sugiro que a pessoa ligue para o remetente da mensagem confirmando se é ele mesmo ou até enviar mensagens de outras redes sociais para confirmar que é ele mesmo”, detalha.
Se você foi vítima do golpe, Abreu também ensina uma forma de recuperar sua conta. Abra seu WhatsApp no celular, clique no ícone de menu, selecione o WhatsApp Web, toque no botão “Sair de todas as sessões” e confirme clicando em “Sair”.
Se por algum motivo a remoção não der certo, o especialista afirma que será necessário desativar a conta. Para isso, envie um e-mail para support@whastapp.com e copie esse texto no corpo do e-mail: “Lost/Stolen: Please deactivate my account”, indicando o número do celular com o código do país (+55) e o DDD para que a conta seja localizada.
Por fim, o especialista aconselha resetar e restaurar o celular com os padrões de fábrica após todos os procedimentos, para eliminar qualquer hipótese do invasor continuar utilizando a conta.
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Voz da Bahia