Primeiro satélite feito totalmente no Brasil, Amazônia 1 é lançado no espaço
O objetivo do equipamento é auxiliar na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica.
O Brasil lançou, na madrugada de hoje (28), seu primeiro satélite 100% nacional no espaço. O Amazônia-1 foi lançado às 1h54 por um foguete no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia, e ao entrar em órbita estabeleceu comunicação com a equipe responsável pela missão, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos (SP).
O objetivo do equipamento é auxiliar na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica. Com isso, todos os movimentos do satélite serão coordenados por uma estação que fica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O projeto, que começou há oito anos na sede do Instituto, recebeu um investimento de R$ 400 milhões com envolvimento de diversos pesquisadores.
O diretor do Inpe, Clezio de Nardin, declarou em vídeo divulgado após o lançamento que o próximo passo é iniciar a fase de testes para verificar o satélite e ajustes da câmera.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Metro 1