Prefeitura de Itambé decreta situação de emergência após temporal
Diversas ruas da cidade ficaram alagadas e cinco famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Elas foram encaminhadas para aluguéis sociais ou abrigos provisórios.
A prefeitura de Itambé, no sudoese da Bahia, decretou situação de emergência após o temporal que atingiu a cidade no último fim de semana. O decreto foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta segunda-feira (28).
Diversas ruas da cidade ficaram alagadas e cinco famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Elas foram encaminhadas para aluguéis sociais ou abrigos provisórios.
A dona de casa Zilmar de Oliveira disse que rachaduras surgiram na parede de casa depois da chuva. Por causa do risco de desabamento, o imóvel foi interditado pela Defesa Civil municipal.
“A casa tremeu e, de repente, comecei a sentir uns estralos na casa”, relatou.
De acordo com a prefeitura, as autoridades administrativas e os agentes de Defesa Civil, estão autorizados, em caso de risco iminente, a entrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação do imóvel, podendo, inclusive, usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
Em Alagoinhas, a cerca de 120 quilômetros de Salvador, a água da chuva entrou pelo teto de uma unidade de saúde. Em alguns bairros, houve alagamentos em residências e em comércios, como em uma farmácia.
Na Rua do Terminal Rodoviário da cidade, o nível da água também subiu e a rua ficou intransitável.
A prefeitura da cidade divulgou nota onde informou que, por conta das fortes chuvas que atingiram toda a cidade, foi montada uma força-tarefa para minimizar os prejuízos causados.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo
Brumado Urgente/Foto: Alexsandro dos Santos/Arquivo Pessoal