Prefeitura de cidade do norte da Bahia suspende aulas após surto de catapora; saiba mais sobre a doença

De acordo com a secretária de Saúde, 18 casos foram notificados nesta semana. Também há relatos de pessoas que não procuraram atendimento médico.

A Prefeitura da cidade de Nova Fátima, que fica no norte da Bahia, suspendeu as aulas no município após um surto de catapora.

A catapora, também chamada de varicela, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster. Ela se manifesta com mais frequência em crianças, geralmente com quadros leves. Em adultos, pode ser grave, com sintomas mais intensos e complicações mais sérias.

De acordo com a secretária de Saúde de Nova Fátima, Mônica Reis, 18 casos foram notificados nesta semana. Também há relatos de pessoas que não procuraram atendimento médico.

“Na semana passada, a escola estadual registrou sete casos. Nós isolamos essa escola, fizemos a higienização, porém essa semana temos casos nas escolas do município”, disse a secretária de Saúde de Nova Fátima, Mônica Reis.

Segundo informações da secretária, neste período, o número de casos registrados será analisado. Existe a possibilidade do retorno das aulas ser adiado caso mais alunos peguem a doença.

“Suspendemos as aulas nos próximos dias para que a gente possa conter essa curva crescente, porque é uma doença altamente contagiosa”.

⚠️ O principal sintoma da catapora são lesões na pele, como se fossem bolhas, acompanhadas de muita coceira. O paciente também pode ter febre baixa, cansaço, dor de cabeça e perda de apetite.

➡️ As principais complicações da catapora são:

⚠️ Pacientes com catapora não podem tomar ácido acetilsalicílico (AAS ou aspirina), sob o risco de desenvolver Síndrome de Reye, uma doença rara que afeta o fígado e o cérebro e pode ser fatal. É mais comum em crianças, após a ingestão de AAS na fase aguda da varicela.

Saiba mais sobre a catapora:

Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial

Facebook e Instagram

Sair da versão mobile