Cidades

Prefeitura confirma registro de caso suspeito de coronavírus em Jacaraci na Bahia

O paciente ainda estava no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição Jacaraci.

A Bahia registra o primeiro caso de nCoV-2019 – coronavírus, segundo o site Folha do Vale, o possível infectado chegou recentemente do Japão e na sexta-feira (24), apresentou febre, tosse e dispnéia.

O paciente ainda estava no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição Jacaraci, região sudoeste da Bahia, mas nesta quarta-feira (29), ele foi transferido em UTI-aérea (Unidade de Terapia Intensiva), para o Hospital Couto Maia em Salvador.

A secretária de saúde do município foi procurada, mas optou por não passar informações. Na manha desta quarta-feira a prefeitura do de Jacaraci declarou em nota: “Um paciente suspeito de infecção pelo vírus “2019-nCov”, foi atendido e mantido em isolamento no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, no município de Jacaraci. O caso em questão se trata de um indivíduo que chegou do Japão no sábado (25 de Janeiro de 2020) e apresentou sintomas da Síndrome Respiratória Aguda. Ressaltamos, que o paciente é Japonês, não esteve na China, mas teve contato com chineses durante o vôo que o trouxe ao Brasil, motivo pelo qual o serviço de saúde municipal emitiu uma notificação epidemiológica. Todas as providências recomendadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, bem como da OMS – Organização Mundial de Saúde, foram tomadas de forma imediata pela equipe de saúde do município. O paciente está estável e já foi transferido, via sistema de regulação, para o Hospital Couto Maia em Salvador, onde serão realizados os exames complementares para definição do diagnóstico.”

Nesta terça-feira (28), o Ministério da Saúde confirmou três casos suspeitos da doença no Brasil, se o caso da Bahia for notificado pela SESAB, será o quarto em isolamento.

Na China, país de orgiem do coronavírus, já são seis mil infectados e mais de 130 mortos, autoridades em saúde alertam que o nCoV-2019 é mais perigoso que o H1N1 (gripe suína).

Ainda ontem, o ministro da saúde, Henrique Mandetta (DEM), recomendou que pessoas doentes fiquem em casa.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Mídia Bahia

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo