Prefeitos indígenas sobem de seis para oito nas eleições deste ano
No total, 2.205 candidatos indígenas concorreram nas eleições deste ano, um aumento de 29% em relação às eleições de 2016.
A partir de primeiro de janeiro de 2021, oito municípios estarão sob a gestão de prefeitos de origem indígena. Atualmente, seis prefeituras estão sob o comando de indígenas, mas, apesar do crescimento, eles ainda representam 0,14% do número total de municípios brasileiros.
Reeleito para a prefeitura de Marechal Thaumaturgo, no Acre, Issac Piyako, de 48 anos, acredita que o aumento na participação dos indígenas nas eleições de 2020 foi uma resposta ao anseio dessa parte da população em mostrar suas capacidades na construção de um país mais igualitário.
“Muitas lideranças indígenas têm trabalhado muito em defesa de toda sociedade, de todo o povo brasileiro então isso eu vejo como ponto positivo das próprias lideranças tomarem a iniciativa de participarem das políticas municipais. E por que não futuramente políticas estaduais e também até mesmo na presidência da República”, disse.
Partidos
Dos prefeitos indígenas eleitos dois são do PP, um do PT, um do Democratas, um da Rede, dois do PSD e um do Republicanos.
A deputada Joênia Wapichana (Rede-RR) parabenizou todos os eleitos, independentemente do partido.
“Nós tivemos o fortalecimento nas candidaturas indígenas e eu gostaria aqui de parabenizar a todos os candidatos indígenas de diversos partidos políticos, porque a causa indígena é uma causa apartidária”, observou.
No total, 2.205 candidatos indígenas concorreram nas eleições deste ano, um aumento de 29% em relação às eleições de 2016.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Agência Câmara e Notícias