Política

Rui Costa sugere ‘hotéis’ para infectados também no sul da BA e medidas de restrição de circulação

Além disso, governador falou também em intensificar grupos de PMs nas fiscalizações. Medidas valem para Ilhéus, Itabuna e Ipiaú.

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta segunda-feira (11), a criação de hotéis para infectados com Covid-19 e medidas de restrição de circulação mais rígidas em cidades do sul da Bahia para conter o avanço da Covid-19. Até esta segunda, a região já tinha 32 mortes provocadas pela doença. 

As medidas são recomendadas para Ilhéus (291 pessoas com a Covid-19), Itabuna (328) e Ipiaú (112), cidades com maiores casos da doença na região.

As medidas são: endurecimento na circulação de pessoas nas ruas (um toque de recolher), espaços para as pessoas infectadas e aumento no efetivo policial.

Rui conta que a decisão veio a partir dos índices que mostraram o aumento significativo no sul do estado, mesmo com restrições em curso.

“Nós acompanhamos os números diários de todas as cidade e fazemos um cálculo para tomada de decisão da média de evolução dos últimos cinco dias. […] Em Ilhéus, a gente conseguiu reduzir a taxa de crescimento. De Itabuna não conseguimos, ao contrário. Em Itabuna, ela aumentou. Falei com o prefeito buscando identificar as medidas que podemos adotar para maior controle e redução dessa taxa”, revelou.

Por isso, sugeriu a criação de hotéis para abrigar os infectados com a Covid-19. As pessoas que concordarem com a internação vão receber um auxílio do governo. Essa medida já vale para Salvador.

“A primeira medida que estamos implementando agora em Ilhéus e Itabuna é a medida de colocar hospedados as pessoas que deram positivas. E nós estamos localizando pousadas e hotéis de Ilhéus e Itabuna. Enviamos para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que paga R$ 500 reais para as pessoas que aceitarem ficar os 14 dias internadas”.

Segundo o governador, os prefeitos de Itabuna e Ilhéus já identificaram os espaços e a previsão é que as internações comecem a partir de terça-feira (12). Ainda não há previsão para que a medida seja adotada em Ipiaú.

“Os dois prefeitos já conseguiram os locais e estamos mobilizados para que a amanhã, no máximo, convidar, não é compulsório, mas convidar e oferecer para quem quer se alojar nessa pousada, nesse hotel, para ficar 14 dias. A pessoa não vai poder sair e, com isso, ajudar na diminuição da contaminação”, pontuou.

Ele conta que o beneficio será apenas para os casos contabilizados e que aceitem a ida para o hotel.

“A lei estipula o teto máximo de pessoas que podem ter esses benefícios. Qual é o teto máximo? O número atual de contaminados em cada cidade […] Só será pago para o número atual de contaminados. O limite é o atual quadro de contaminados”, contou.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

G1 Bahia

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo