Polícia

Polícia Federal alerta para o golpe da ‘Mão Fantasma’

Estima-se que 40 mil pessoas já foram vítimas da prática criminosa no Brasil.

A Polícia Federal alerta para golpe sobre o golpe nomeado de “Mão Fantasma” que está sendo aplicado por criminosos com a intenção de roubar credenciais bancárias e transferir o dinheiro das contas. Estima-se que 40 mil pessoas já foram vítimas da prática criminosa no Brasil.

O golpe começa com a vítima recebendo uma ligação que a gravação aparenta ser de uma central telefônica de seu banco ou instituição financeira. Ao ser transferido para um atendente – que na verdade é próprio criminoso – ele informa que há movimentações estranhas como uma compra suspeita ou uma possível invasão na conta.

“A técnica no final das contas é muito primária. Como as pessoas já são bombardeadas por ligações e mensagens de instituições financeiras, elas acabam acreditando naquele que está melhor camuflado. Então é muito mais uma coisa estética, a vinheta, a voz ser crível, o vocabulário correto. Existem mensagens gravadas que se assemelham muito às mensagens transmitidas pelos bancos, aí a vítima acaba entrando num fluxo de atendimento de fato. Isso nada mais é que uma engenharia social mas com uma roupagem um pouco mais apurada”, explicou Arthur Igreja, especialista em Tecnologia e Inovação.

Outra maneira de começar o golpe são mensagens de texto e e-mails com links falsos que levam para baixar aplicativos ou atualização de segurança.

Com as abordagens descritas o golpista diz que é necessário realizar uma falsa atualização de segurança para o aplicativo do banco e convence a vítima a instalar um aplicativo (também falso) para que os problemas de segurança sejam resolvidos.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo