Giro de Notícias

PIS/Pasep: após revisão, abono será pago a mais 1,4 milhão de pessoas

Até o momento, já foram identificados 22,9 milhões de brasileiros elegíveis para receber o benefício.

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou nesta quarta-feira (5) que mais 1,4 milhão de trabalhadores terão direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano de 2021.

De acordo com o governo, foi realizado o reprocessamento dos dados de 2,7 milhões de trabalhadores que apresentaram divergências nas informações fornecidas pelos empregadores, resultando na identificação de mais 1,383 milhão de beneficiários.

Até o momento, já foram identificados 22,9 milhões de brasileiros elegíveis para receber o benefício. Os trabalhadores nascidos entre janeiro e abril que não tiveram o valor liberado nos primeiros lotes, devido a divergências no sistema, receberão o pagamento neste mês.

Os trabalhadores adicionais identificados após a revisão já podem verificar seus dados de pagamento na Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.

O terceiro lote de pagamentos inclui os trabalhadores da iniciativa privada que estão inscritos no PIS e têm data de nascimento em maio e junho, bem como os servidores públicos com Pasep final 3 e 4. O pagamento é feito pela Caixa, no caso do PIS, e pelo Banco do Brasil, no caso do Pasep.

O valor do abono é proporcional ao período em que o trabalhador esteve empregado com carteira assinada em 2021, sendo que cada mês trabalhado corresponde a R$ 108,50. O teto será aumentado após o novo aumento do salário mínimo, prometido pelo governo Lula para maio.

Para ter direito ao abono salarial, o cidadão precisa ter inscrição no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e, no caso dos trabalhadores do setor privado, ter atuado com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2021.

Caso o trabalhador acredite ter direito ao benefício, mas não tenha tido o pagamento liberado, ele pode solicitar recurso por meio dos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, das unidades das Superintendências Regionais do Trabalho ou por meio de formulário eletrônico.

Acompanhe mais notícias do site aqui.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial

Facebook e Instagram

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo