Novidades do carnaval da Rainha Má foram anunciadas na tarde desta quinta-feira (9), em uma coletiva de imprensa
A fim de celebrar o retorno da folia após um hiato de 2 anos imposto pela pandemia da Covid-19, Daniela Mercury promete fazer um carnaval histórico. Pela primeira vez, a artista irá se apresentar durante todos os dias do evento, além de arrastar quatro ‘Pipocas da Rainha’ nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande).
As novidades do carnaval da Rainha Má foram anunciadas na tarde desta quinta-feira (9), em uma coletiva de imprensa. O evento de divulgação aconteceu em um shopping localizado na capital baiana.
“Eu fiz questão de ficar na cidade e de cantar nos 6 dias de carnaval de Salvador pela primeira vez nesses mais de 40 anos de folia que eu trago na bagagem. Acho que é um momento especial de celebração da vida e eu quis dar este retorno de alegria para a minha cidade e para os baianos que sentiram muito o cancelamento dos últimos carnavais”, afirma Daniela.
O carnaval de 2023 também faz parte das comemorações dos 30 anos álbum “O Canto da Cidade”. O disco não só projetou Mercury para o Brasil e o mundo, mas como também abriu espaço para o axé music “viralizar” nas rádios e TVs brasileiras.
Para celebrar o número mais que especial, Daniela vai gravar um álbum audiovisual de cima do trio elétrico. Os registros audiovisuais de faixas mais carnavalescas do álbum “BAIANA” vão ganhar o olhar especial do diretor Ju Bacelar durante o carnaval de Salvador e também o carnaval de São Paulo.
Vale destacar que a artista foi a primeira a gravar um DVD em cima do trio elétrico no carnaval de Salvador no ano de 2005. O novo projeto será lançado nos próximos meses.
Um carnaval de homenagens
Como tema principal, Daniela vai prestar uma homenagem aos afoxés, mestres de percussão, músicos, blocos tradicionais e trios elétricos. O novo álbum da artista, ‘Soteropolitanamente na Moral, Aglomera e Macunaíma’, lançado em dezembro, vai marcar presença na setlist da cantora.
Malu Verçosa, esposa de Daniela, destacou questões sobre o investimento feito para colocar tanto a pipoca quanto o bloco Crocodilo nas ruas de Salvador.
“Só em dia de bloco temos 900 seguranças. Aí você conta com mais 50 pessoas de equipe técnica, a turma do led, do Trio, que conta com mais 15 a 20 pessoas, motoristas, a turma que fornece alimentação, é uma rede gigantesca. Aí você soma isso a outros artistas, é uma indústria cultural, é cultura, que gera renda, recurso, que movimenta muito a economia da cidade, estado e país”, pontuou Malu.
Segundo a Rainha Má, Salvador deve ganhar em média R$ 60 milhões só por imagem que ela estimula durante a folia momesca: “Cada artista grande, cada artista popular, eu que tenho 30 anos de carreira internacional, ao longo desses anos a gente influenciou muita gente. Quanto o ritmo do sertanejo bebe da música baiana, o pagode o arrocha, temos músicos que não existe em lugar nenhum”.
Novo trio
O trio de Daniela este ano ganhou o nome de “O Canto da Cidade”. Projetado por Maurício Cedraz, o veículo é um híbrido de pranchão com um grande palco em cima. Além disso, agora há também um palco menor, mais próximo ao chão, para gerar ainda mais
Ao todo o trio conta com 110 metros quadrados de palco para a cantora e bailarinos, sem contar a área dos músicos e técnicos. Segundo ela, esse é o maior palco artístico de trio elétrico no carnaval do Brasil.
Daniela também levará o trio ao carnaval de São Paulo pela primeira vez. A apresentação acontecerá no dia 26 de fevereiro.
Figurinos inspirados em lutas sociais
Para seus figurinos, Daniela se uniu ao projeto Faces & Sustentabilidade. A iniciativa forma profissionalmente e insere no mercado de trabalho pessoas em situação de exclusão, com especial foco em sobreviventes do tráfico humano, pessoas trans e refugiados.
Com oficinas de criação, corte e costura promovidas por estilistas renomados como Isaac Silva e Gustavo Silvestre, os alunos e alunas aprenderam técnicas de alta costura para criar modelos que vão ser usados em 3 dias de desfile de Daniela no carnaval de Salvador. Os bailarinos que acompanham a cantora também tiveram looks criados a partir dessas oficinas.
Foram promovidas também oficinas de arte com refugiados africanos. A partir do resultado das pinturas, foram desenvolvidos os abadás do Bloco Crocodilo, as camisas dos cordeiros do bloco, e também os figurinos dos músicos.
O abadá do domingo traz a arte de Paulo Chavonga, artista angolano de 25 anos, com a obra Tchinganji, inspirada nas máscaras africanas e no principal personagem do carnaval angolano do povo finbundo, tido como festival sagrado. O abadá da segunda, vem com a arte do congolês Lavi Kasongo, com a obra La beauté Brésilienne, uma homenagem à mulher brasileira. Já as camisas dos cordeiros do bloco foram criadas a partir da alegria colorida de Duchelier Mahonza Kinkani, artista do Congo.
Documentário especial
A trajetória de duas alunas transexuais que participam do projeto Faces & Sustentabilidade está sendo registrada em um documentário dirigido pela cineasta Mariana Jasper, que será lançado no primeiro semestre de 2023.
O documentário acompanhou todo esse processo criativo, as oficinas, as provas de roupa de Daniela e vai ser finalizado em cima do novo trio da Rainha no carnaval de Salvador. O projeto seguirá na prevenção e no combate ao tráfico de pessoas, e na proteção e inclusão no mercado de trabalho das pessoas sobreviventes desse crime.
Veja abaixo o cronograma das apresentações de Daniela Mercury no Carnaval 2023
Quinta-feira (16) | Circuito Osmar (CAMPO GRANDE) – Pipoca da Rainha
A fantasia da artista neste dia será de Carmen Miranda.
Sexta-feira (17) | Circuito Dodô (BARRA/ONDINA) – Pipoca da Rainha
Ela desfilará trajada com o look criado nas oficinas com pessoas trans e sobreviventes
do tráfico humano.
Sábado (18) | Circuito Dodô (BARRA/ONDINA) – Pipoca da Rainha
No terceiro dia de apresentação ela veste a fantasia feita pelo estilista George Azevedo, de Natal, Rio Grande do Norte.
Domingo (19) | Circuito Dodô (BARRA/ONDINA) – Bloco Crocodilo
Será o primeiro dia do Bloco Crocodilo, que desfilou pela primeira vez no Carnaval Baiano há 38 anos, sendo que Daniela comanda o bloco há 28 anos. Neste dia, a artista veste o estilista Gustavo Silvestre com o segundo look criado no projeto Faces & Sustentabilidade.
Segunda-feira (20) | Circuito Dodô (BARRA/ONDINA) – Bloco Crocodilo
Neste dia, a artista veste look criado por Mauro Braga. A fantasia vai fazer referência às icônicas luvas azul e vermelha, presentes na capa do álbum O Campo da Cidade.
Terça-feira (21) | Circuito Osmar (CAMPO GRANDE) – Pipoca da Rainha
Neste dia, a cantora veste o estilista grife de Natal DE PEDRO. Canções clássicas vão marcar o
circuito.
Apresentação em São Paulo
Domingo (26) | Rua da Consolação – Pipoca da Rainha
Em São Paulo, Daniela escolheu vestir um jovem estilista mineiro chamado Eduardo Amarante. É nesse dia que Daniela fará uma ode à cultura Afro Indígena, celebrando o centenário de Mário de Andrade, dando destaque a Macunaíma, canção composta por Daniela com Zé Celso Martinez e Fernando de Carvalho.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Ibahia