CachoeiraCidades do Recôncavo e ValeRecôncavo

Pedra do Cavalo, um teste tido como necessário, vira polêmica

Ismael Medeiros, secretário do Comitê da Bacia do Rio Paraguaçu, conta que a Barragem de Pedra do Cavalo, desde que foi inaugurada, em 1985, pelo governador João Durval, sempre teve altos e baixos em termos de fluxo de água.

Em 1989, foi tanta água que obrigou a abertura das comportas e inundou Cachoeira e São Félix. De lá para cá, água pouca. Este ano, o suficiente para baixar dois metros e fazer o teste de calhagem, saber como a água vai fluir, e as providências a adotar numa situação de emergência, mas foi aí que o bicho pegou.

Controvérsias — O Instituto Chico Mendes do Meio Ambiente (ICMbio) brada que seria uma catástrofe ambiental tanta água da barragem para o mar, a parte que mistura água doce e salgada acionou a Defensoria Pública, e a Justiça barrou a abertura das comportas que começaria segunda.

Ismael ressalva que pior do que isso é ter que abrir numa situação de emergência sem saber o que fazer:

– O rio Paraguaçu nasce na Chapada Diamantina e na imensidão dos seus 600 km de extensão abriga outras barragens, como a do Apertado (Ibicoara), Bandeira de Melo (Iaçu e Marcionílio Souza), França (Piritiba e Miguel Calmon) e de São José (São José do Jacuípe e Várzea da Roça). As agressões pipocam de todos os lados, e monitorar é fundamental.

Fica o deixa rolar.

O atirador de Rio Real

Bráulio Patrício (PSDB), vereador em Rio Real, causou sensação ontem numa sessão da Câmara. Ao apreciar as contas do ex-prefeito Orlando Britto de Almeida, um aliado, ele fez pronunciamento quando reclamou de manifestantes adversários nas ruas.

– Vou mandar um aviso para vocês três, se for na porta da minha casa toma tiro os três. Toma tiro os três!

A tal sessão foi gravada, virou vídeo. Nas redes, o tiro saiu pela culatra.

Bruno e os Republicanos

O deputado federal Bispo Marinho, presidente estadual do Republicanos, foi ontem à tarde à prefeitura de Salvador conversar com Bruno Reis, o candidato de ACM Neto para as eleições deste ano.

Marinho postula a vice e chegou a dizer que, partido por partido, o Republicanos é mais forte do que o PDT. Mas quem o viu na saída, a cara de muito poucos amigos, aposta que ele perdeu. A definição, pela lei (registro de candidaturas), é até 26 de setembro.

Guanambi e Lapa, os bons

Guanambi, com 84.841 habitantes, 227 casos de Covid, nenhum óbito, e Bom Jesus da Lapa, com 69.148 e também ninguém morto, aparecem no mapa do Ministério da Saúde neste início de mês como primeiro e terceiro melhores desempenhos do país no combate à Covid.

Na Lapa, o prefeito Eures Ribeiro (PSD) já é reeleito, mas em Guanambi o prefeito Jairo Magalhães (PSD) tem parada dura pela frente, o ex-governador Nilo Coelho (PSDB).

Segundo Ademário, o PT agora conversa com todos

Ademário Costa, presidente do PT em Salvador, diz que o partido vem trabalhando a estratégia para encarar as eleições de outubro plenamente afinado com o que foi planejado de início por Rui Costa, duas ou três candidaturas da base para então afinar o discurso:

– A chapa tem que representar uma alternativa de modelo ao que nós vemos hoje.

E quem será o vice da Major Denice?

– Ainda não estamos no momento de discutir nomes. Isso fica para mais adiante.

Além da Major Denice, a base de Rui Costa tem também o Sargento Isidório (Avante), João Carlos Bacelar (Podemos), Lídice da Mata (PSB), Olívia Santana (PCdoB) e Eleusa Coronel (PSD).

A questão é ajustar os seis em três pacotes.

Volta às aulas 1

Na audiência pública realizada ontem na Câmara de Salvador para debater a volta às aulas na pandemia, professores e funcionários disseram que nas circunstâncias atuais é impossível. As condições dos sanitários de grande parte das escolas são simplesmente precárias.

Volta às aulas 2

Aliás, professores da rede estadual dizem que a situação é a mesma. Se o governo quiser implementar os protocolos como vem sendo feito em países europeus, gastaria uma fábula no conjunto da obra. E nem isso seria a garantia de se evitar o pior, a criançada levar Covid para casa.

Volta às praias

Marcos Vinicius (MDB), prefeito de Vera Cruz, o município que tem o território da maior parte da Ilha de Itaparica, baixou decreto regulamentando a reabertura das praias a partir de segunda. O uso de máscara nos quiosques será obrigatório.

Em Salinas

Mas assim que se sai da ilha, em Salinas da Margarida, a cidade mais próxima, o acesso é rígido. Ontem de manhã caminhoneiros postaram vídeo nas redes reclamando: só teriam acesso à cidade com o teste de Covid negativo.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

UOL

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo