Política

Emendas travadas para parlamentares dificultam aprovação de Lei do Bahia Sem Fome

Na semana passada, os governistas deram um voto de confiança ao petista e ajudaram a aprovar o requerimento de urgência da proposta.

A votação do projeto de lei que regulamenta o programa Bahia Sem Fome, prevista para a sessão de amanhã no plenário da Assembleia Legislativa, será uma das últimas provas de fogo da articulação política do Palácio de Ondina este ano. De acordo com lideranças da bancada governista na Casa, a maior dificuldade para costurar apoio à matéria está no alto número de parlamentares ainda não contemplados com emendas impositivas que haviam sido asseguradas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Além da oposição, que reclama de que Jerônimo vem descumprindo sistematicamente a lei que obriga o Executivo a efetuar os repasses de maneira igualitária para todos os deputados do Legislativo, integrantes da base aliada também se queixam de que não foram contemplados.

Amostra grátis

Na semana passada, os governistas deram um voto de confiança ao petista e ajudaram a aprovar o requerimento de urgência da proposta. No entanto, deixaram claro que será preciso mais do que a palavra do governador para emplacar a lei do Bahia Sem Fome.

Caroço no angu

Dirigentes da federação partidária que reúne PT, PCdoB e PV estão convictos de que a deputada comunista Olívia Santana será a principal dor de cabeça para a montagem da chapa majoritária da base na disputa pela prefeitura de Salvador. Aliados da parlamentar confidenciaram à Satélite que ela já avisou aos cardeais dos três partidos a disposição de levar até o fim sua candidatura a prefeita, caso o governo do estado imponha o vice, Geraldo Júnior (MDB), como cabeça de chapa. A ofensiva de Olívia passa por um acordo com o diretório municipal petista, que lançou a pré-candidatura do deputado Robinson Almeida, e contaria com amplo apoio da federação.

Dono da caneta

Em contrapartida, lideranças do bloco governista garantem que candidaturas do grupo político comandado pelo PT em capitais e grandes cidades dependerão invariavelmente de aval do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Ou seja, o fôlego de Olívia Santana para peitar a cúpula da federação tem como limite o veredito de Lula e a consequente pressão para que o PCdoB barre as pretensões da deputada. Nesse caso, a única alternativa seria migrar para uma sigla disposta a lançá-la como candidata em Salvador, algo considerado muito difícil.

Costa livre

A Superintendência do Patrimônio da União na Bahia obteve sinal verde do Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público para liberar a ocupação de uma área de marinha com mais de 800 mil metros quadrados no km 39 da Estrada do Coco, destinada a instalação de um complexo hoteleiro e residencial da Rede Meliá em Guarajuba. Era o passo final para que o grupo espanhol pudesse iniciar a construção do empreendimento.

‘Rei de Lençóis’

A Assembleia Legislativa relançará hoje, às 16h30, a biografia do lendário coronel Horácio de Mattos, de autoria do escritor, advogado e ex-deputado Olympio Barbosa. Lançada originalmente em 1956, a obra que conta a trajetória do mais conhecido chefe político da Chapada Diamantina terá nova edição pelo selo Alba Cultural.

Acompanhe mais notícias do site aqui.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial

Facebook e Instagram

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo