Onça jaguatirica morre atropelada na BA-046, entre Amargosa e Milagres
O animal foi encontrado por populares ás margens da rodovia na localidade da Baixa do Jatobá, próximo a Tartaruga, distrito de Milagres.
Uma onça Jaguatirica foi encontrada morta na BA–046 entre os município de Milagres e Amargosa, na manhã desta quarta-feira (12). O animal foi encontrado por populares ás margens da rodovia na localidade da Baixa do Jatobá, próximo a Tartaruga, distrito de Milagres.
Ainda segundo informações, existe a suspeita que a onça tenha sido atropelada. As informações e imagens são da Rádio Vale FM.
A espécie
A jaguatirica (Leopardus pardalis) trata-se, segundo a Polícia Ambiental, de uma das espécies de felinos neotropicais mais conhecidas cientificamente, sendo um dos motivos para esse título, sua grande distribuição geográfica.
O padrão de pelagem lembra o da onça-pintada, possuindo pêlos amarelados com manchas escuras e, assim como em outros animais que apresentam esses padrões, as manchas funcionam como a impressão digital dos humanos, por serem únicas.
É um felino distribuído pelas Américas Central, do Norte e do Sul que tem como hábitat áreas de caatinga, cerrado e pantanal, mas, principalmente, florestas tropicais e subtropicais (inclusive matas de galeria).
São animais carnívoros que se alimentam, em geral, de mamíferos pequenos, podendo ingerir também anfíbios, répteis e aves. Apesar disso, também podem se alimentar de presas maiores, como macacos, capivaras e pacas.
Isso significa que se trata de uma espécie que “apresenta alto risco de extinção a médio prazo, em decorrência de alterações ambientais preocupantes ou de sua redução populacional, ou ainda, da diminuição da sua área de distribuição”.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial