OMS acredita que coronavírus teve origem animal, aponta relatório
Hipótese de transmissão da Covid-19 via alimentos congelados também não foi descartada.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o novo coronavírus tenha sido transmitido de morcegos para humanos por meio de um animal intermediário. O relatório foi montado por uma comissão de especialistas internacionais da OMS, mas ainda não foi publicado oficialmente. As conclusões foram divulgadas nesta segunda-feira (29) pela agência AFP, que teve acesso ao documento.
“Apesar de vírus semelhantes terem sido encontrados em morcegos, a distância evolucionária entre esses vírus e o Sars-CoV-2 é estimada em várias décadas, sugerindo um elo perdido. (…) O cenário que prevê um hospedeiro intermediário é considerado de provável a muito provável”, diz um trecho do relatório, que não cita qual animal poderia ter sido esse intermediário.
A hipótese de transmissão da Covid-19 via alimentos congelados também não foi descartada. Esta é a teoria sustentada pela China.
A possibilidade de que o vírus tenha ‘escapado’ do Instituto de Virologia de Wuhan, contudo, foi apontada no relatório como “extremamente improvável”. Os especialistas garantem que não existe nenhum registro de vírus semelhante ao Sars-CoV-2 em laboratórios antes de dezembro de 2019.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Bahia.ba/Foto: Josué Damacena/Fiocruz