Ela também defendeu plano municipal de Educação que eleve a qualidade da educação pública
O direito à educação de qualidade em Salvador foi o foco do terceiro debate promovido de forma virtual, para a construção do programa de governo da pré-candidata à prefeitura de Salvador, deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).
Durante o debate, Olivia disse que Salvador precisa de uma política de ampliação de creches e de um plano municipal de Educação que eleve a qualidade da educação pública. “O direito ao aprendizado é a pauta principal do nosso debate. É preciso pensar na Educação como um direito público. Estou cansada de ver as crianças negras ficarem com carimbo de fracassadas, que não gostam de estudar. Quem está fracassada é a instituição escolar, que não está garantindo o aprendizado”.
Especialistas na área de Educação, parlamentares e alunos da rede municipal de Salvador participaram do encontro virtual e debateram questões para uma educação pública de qualidade em Salvador, a exemplo da garantia de uma boa alfabetização para todas as crianças da cidade; ampliação de creches; ensino integral para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; respeito e qualificação para os professores; garantia do Fundeb; respeito à diversidade, bem como ampliação do acesso à tecnologia.
“A escola precisa ser um espaço de liberdade e de desenvolvimento humano. É preciso compromisso com a religação de jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental. Temos que trazer estas pessoas de volta, para garantir um novo modelo, que geralmente impacta, em sua maioria, a população negra”, ressaltou Olívia.
Na próxima quarta-feira (22.07), a partir das 17h, a mobilidade urbana será o tema do debate.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Bahia.ba/ Foto: Luiz Felipe Fernandez