Número de pessoas que tem Cálculo Renal aumenta e chama à atenção de médico em Elísio Medrado
Dr. Ximenes destacou que a situação está chamando à atenção, e com isso vem a necessidade de descobrir a relação de tantas pessoas com o problema.
O grande número de pacientes com “pedra nos rins”, (Cálculo Renal), atualmente vem chamando à atenção de médicos que atendem no hospital e PSF do município de Elísio Medrado.
O repórter Fábio Cruz conversou com o Dr. Ximenes Saraiva, médico do PSF e também da emergência do Hospital Casa de Saúde Marai Lapa Bittencourt que se mostrou preocupado com os números de pacientes que procuram a unidade de emergência com crise renal.
Dr. Ximenes destacou que a situação está chamando à atenção, e com isso vem a necessidade de descobrir a relação de tantas pessoas com o problema, pois em comparação a outros municípios, Elísio Medrado registra um percentual bem maior de casos.
“É necessário uma investigação detalhada para descobrir o que está causando esse aumento, são pacientes de todas as idades, principalmente jovens que dão entrada na emergência e são diagnosticadas com Cálculo Renal”, disse Dr. Ximenes.
Pedra nos rins é conhecida como uma das condições mais dolorosas que existem. Veja como prevenir e os tipos de tratamento.
Cálculos renais ou pedras nos rins são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Sua presença pode passar despercebida, sem sintomas, mas pode também provocar dor muito forte que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção da região inguinal. É uma dor que se manifesta em cólicas, isto é, com um pico de dor intensa seguido de certo alívio. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos e requerem atendimento médico-hospitalar.
Causas
Entre as causas de pedra nos rins, é importante destacar:
- Volume insuficiente de urina, ou urina supersaturada de sais;
- Grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato;
- Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide;
- Alterações anatômicas;
- Obstrução das vias urinárias.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial