Nova epidemia de metapneumovírus humano (hMPV) assola a China: O que você precisa saber
A população local está recorrendo às redes sociais para alertar sobre a nova epidemia, que está sobrecarregando hospitais e crematórios no país.
A população local está recorrendo às redes sociais para alertar sobre a nova epidemia, que está sobrecarregando hospitais e crematórios no país.
Cinco anos após a pandemia de Covid-19, a China está enfrentando um novo surto de vírus. Trata-se do metapneumovírus humano (hMPV), considerado tão contagioso quanto o coronavírus e com sintomas semelhantes ao da doença.
A população local está recorrendo às redes sociais para alertar sobre a nova epidemia, que está sobrecarregando hospitais e crematórios no país.
O que é o Metapneumovírus Humano (hMPV)?
O metapneumovírus humano é um vírus respiratório que causa doenças respiratórias superiores (rinite e sinusite, por exemplo) e inferiores (pneumonia, bronquite, etc.). É uma doença sazonal que geralmente ocorre no inverno e início da primavera, semelhante ao vírus sincicial respiratório (VSR) e à gripe.
Qualquer pessoa pode ser infectada com hMPV, porém ele é mais comum em crianças, adultos mais velhos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. A maioria das crianças que se infectam com hMPV têm cinco anos ou menos, e um pequeno número (5-16%) de infectados desenvolverá uma infecção do trato respiratório inferior, como pneumonia.
Os sintomas comuns do metapneumovírus humano incluem tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal e falta de ar – os mesmos sinais da gripe ou de Covid-19.
A transmissão do hMPV provavelmente acontece de uma pessoa infectada para outras através de secreções de tosse e espirros. O metapneumovírus humano também pode ser transmitido através do contato pessoal próximo com pessoas infectadas, como tocar ou apertar as mãos.
Os métodos de prevenção da propagação do hMPV são conhecidos de todos nós, já que os procedimentos seguem de perto os que fizemos durante o confinamento de COVID-19. Em primeiro lugar, evite tocar em pessoas infectadas e lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos.
Sintomas leves do hMPV podem ser tratados com medicamentos de venda livre para controlar a dor, a febre e a congestão. A recuperação geralmente leva cerca de 10 dias. No entanto, pacientes com sintomas mais graves, como chiado no peito ou falta de ar, devem marcar uma consulta com o médico.
O metapneumovírus humano é um vírus respiratório potencialmente perigoso e fatal, especialmente para crianças, adultos mais velhos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. É importante estar ciente dos sintomas e tomar medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus. Além disso, é fundamental procurar atendimento médico se apresentar sintomas graves ou persistentes.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.